Monday, April 11, 2011

Zarzuela à Carioca


   Comi zarzuela a primeira vez, lá no Rio de Janeiro. Em um restaurante que não me lembro mais o nome; só lembro que ficava no Leblon, na Av. Ataulfo de Paiva. Mas o sabor foi inesquecível. Isso, aconteceu, lá pelos anos 70, e de lá pra cá a lembrança não tinha me motivado a fazê-la.
    A vontade de fazer este prato neste fim de semana, me levou a preparar esta receita, que difere muito pouco da receita original e resolvi inová-la, dando um toque brasileiro a este típico prato espanhol. Zarzuela à Carioca, acompanhada de outra novidade, que os amigos provaram e aprovaram - um mix de arroz branco com arroz negro - com um visual surpreendente - mas com um sabor não menos saboroso. As crianças divertiram-se com a novidade.
    Então vamos a receita!

Ingredientes

1 kg de camarão médio (sem cabeça)
1 kg de St. Peter (Tilápia) cortado em cubos
1 kg de camarão médio (sem cabeça)
300g de marisco
300g de polvo (tentáculos)
300g de anéis de lula
3 cebolas médias cortadas em fatias bem finas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
8 tomates bem maduros
1 colher de chá de páprica doce 
 4 talos de salsão (aipo) cortados em rodelas bem finas
folhas de salsão
6 dentes de alho inteiros e amassados
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
300ml de vinho branco seco
água
azeite extra-virgem
sal a gosto
Modo de fazer


    Coloque uma boa quantidade de azeite, em uma panela grande. Aqueça o azeite e coloque as cebolas e o alho para dourar. Quando estiverem no ponto, coloque os pimentões cortados em pedaços grandes, sem sementes. Refogue bem. Acrescente os tomates cortados em pedaços grandes e sem sementes) e o salsão fatiado. Coloque um pouco de água e deixe cozinhar em fogo médio por uns 15 minutos. Tempere com o sal e a páprica doce. Deixe tomar a consistência de um molho, mexendo devagar.
    Coloque os frutos do mar e misture-os ao molho. Acrescente o vinho branco. Se precisar coloque um pouco mais de água, para ficar como se fosse uma sopa de caldo grosso. Corrija o sal se necessário. O cozimento não deve ultrapassar 20 minutos.
    Voce poderá servir com ou sem caldo. Acompanhado ou não com arroz. Nesta receita, servimos com arroz negro. Mas fique à vontade e bom apetite!




4 comments:

  1. Hi, found this blog from foodbuzz, and I'm your new follower! Consider following back! :)

    cakesensation.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Love your site, first time here, how do you make black rice? Interesting!

    ReplyDelete
  3. Wow ! Wonderful Recipe .I will definately try this recipe and will share on my blog too .I m happy to learn brazils dishes .keep posting :-)

    ReplyDelete