Friday, August 10, 2012

Bolo de Fécula de Batata de D. Jacy

 

    Já disse a vocês que uma das pessoas responsáveis pelo meu interesse nos mistérios da cozinha, foi D. Jacy - minha mãe. Eu ficava sentado na cozinha, vendo-a preparar tantas cosias e ficava ali esperando o que houvesse de vir, fosse salgado ou doce. 
    D. Jacy tinha um caderno (me deu recentemente, pois achou que seria mais útil para este aprendiz) com variadas receitas. Bolos tortas, salgados, massas; enfim, um tanto de receitas que apesar de não estarem catalogadas, é uma boa surpresa para quem lê, pois você pode abrir o caderno e escolher a receita do dia. Seja ela qual for. Boa idéia, não?
    Pois bem, independente disso, fui procurar algo novo, algo que pudesse ser feito neste fim de semana que se aproxima. Coincidentemente, hoje conversei com minha amiga Ana D'Andrea, a respeito de uma oficina de pães sem glútem e eis que me deparo com uma receita do caderninho de D. Jacy: Bolo de fácula de batata. Logicamente sem glútem.
   Um achado que de imediato resolvi publicar, pois tenho amigos e parentes que tem intolerância a glútem e esta receita seria ideal, para aquela tarde de domingo, acompanhado de um bom Darjeeling tea.

 

    Tive que fazer uma pequena adaptação, pois a receita que ela escrveu estava bem resumida, uma vez que ela escreveu somente o básico e o restante ela fazia de cabeça. Então  anotem.

Ingredientes

8 ovos (separar as claras das gemas)
500g de açúcar
1 pacote de fécula de batata
2 colheres chá fermento em pó Royal

Fazendo 

Bate-se o açúcar com as gemas até termos uma mistura esbranquiçada. Junte o fermento à fécula e junte aos ovos batidos com o açúcar. Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior
Leve ao forno a 180ºC, em forma untada e enfarinhada até estar cozido. Desenforme e sirva depois de esfriar.

1 comment:

  1. amo receita de bolo ainda no caderninho de receitas! demais! bolo maravilhoso!!!

    que mamãe mais linda! grande exemplo!

    ReplyDelete