Thursday, June 30, 2011

Escondidinho...um prato de origem africana!

 
   Tipicamente brasileira, o "Escondidinho" é uma receita muito apreciada no nordeste, principalmente no estado de Pernambuco. De origem é africana é encontrada também, no estado de Minas Gerais. Uma delícia que almoçamos hoje e que compartilho pelo menos as fotos e a receita com voces. Desculpem!!!
    Pra quem não conhece, o Escondidinho, tem como ingredientes principais, a carne seca (charque ou carne de sol) e a mandioca. Que é uma raiz originária do Brasil, cultivada pelos nossos índios a muito tempo.
    A origem do nome do prato é fácil de entender: a carne fica escondida sob um purê de mandioca ou de aipim, como é conhecida no Rio de Janeiro e no sul do Brasil. 
    Difícil alguém não gostar deste prato. Para os que não comem carne, podem substituí-la por frango, peixe ou camarão.

Ingredientes

700 g de mandioca (aipim) cozido em água e sal
300 g de batata inglesa cozida em água e sal
1 colher de sopa de manteiga
1 caixinha de creme de leite
1 cebola pequena picada ou ralada (depende do gosto da pessoa)
Leite aos poucos
Sal a gosto
½ kg de carne seca (cozida e desfiada)
2 colheres de manteiga ou de azeite
2 dentes de alho amassado
1 cebola média em rodelas
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Bacon a gosto
Queijo meia-cura a gosto
 

Modo de fazer
    Cozinhe bem a mandioca e as batatas até ficarem bem macias. Acrescente um pouco de manteiga e coloque leite aos poucos até formar uma massa homogênea. Corrija o sal se precisar.
    Frite o bacon. Separe a gordura excedente e frite o alho e a cebola, depois coloque a carne seca bem desfiada. Deixe fritar mais um pouco e então coloque a salsa e a cebolinha.
    Depois de pronta, coloque a carne em uma forma refratária untada com manteiga no fundo e nas laterais também, cubra a carne com o queijo meia-cura fatiado, cobrindo-o em seguida com o purê. Não use todo o queijo.
    Corte uma parte do queijo, em cubinhos e coloque-os por cima do purê (como se estivesse escondendo o queijo dentro do purê). Se quiser polvilhe queijo parmesão. 
    Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até dourar o purê.
Voce também pode usar o gratinador de seu fogão para acelerar o processo.


Bom apetite!

3 comments:

  1. Wow sounds delicious!! Have a nice w/end

    ReplyDelete
  2. this is another dish that i want to try. i have never had cassava and meat combined in the same dish. in the philippines where i come from, cassava is usually served as a sweet dish. but when i lived in Tonga, i've had cassava served in something similar to this..

    ReplyDelete
  3. Wow, It's fantastic idea. I can use this dish with sweet ingredients. I think use with coconut, apricot and pineapple...What do you think about?

    Luiz

    ReplyDelete