Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. E sempre que falamos nela, lembramos dos italianos, mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima. Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza.
Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.
Na sequência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port’Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.
Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho desde 1985.
Até a próxima!
Gisele Pontaroli Raymundo
Nutricionista
Texto extraído do Portal Aprende Brasil
http://www.aprendebrasil.com.br/
Hola Luiz! Gracias por visitar mi Blog y aqui me tenes mirando un poco de tus recetas brasileras e internacionales por lo que noto también combinas, un poco de historia arte, etc. Maravilloso! Saludos desde La Plata...;-)
ReplyDeleteCiao Luis, grazie della visita, che ricambio volentieri perchè mi ha permesso di conoscere il tuo bellissimo blog...da oggi ti seguo con piacere.....ma sei di origini italiane?
ReplyDeleteTi auguro una bellissima giornata
Muy buena la historia de la pizza y las pizzas de las fotos son muy apetitosas!...saludos!
ReplyDeleteCiao Luiz. Ti seguo anch'io! Questa pizza è meravigliosa e le foto sono stupende. Ho solo un pò di diffcioltà con la lingua ma... in cucina si fa presto a capirsi. A presto! Vale
ReplyDelete