Wednesday, August 6, 2014

Carne assada - o pulo do gato!


Aprendi a fazer carne assada com D. Jacy. Ela tinha uma maneira diferenciada de fazer a carne, pois o “pulo do gato” da feitura, não estava no tempero, estava justamente na forma de fazer.
Já li e vi a respeito deste assunto em vários livros e revistas. Faz-se carne assada ao forno, na panela de pressão, na panela comum, usam abacaxi para amaciar e até bicarbonato de sódio. Alguns recheiam com cenoura, outros com toucinho de fumeiro e outros tantos com linguiça calabresa – mas imagino que devam existir outros tantos tipos de recheios.
Bom, se perguntarmos ao São Google, aparecerão milhares de receitas, mas vou rechear este templo digital com mais uma. Só que desta vez, vou contar como se dá o “pulo do gato”.
Então, não deixem de colocar este post em seu browser e deixa-lo a mão para da próxima vez que for fazer carne assada, experimentar esta receita. De brinde, vou dizer os ingredientes que usei. Mas se preferir use os ingredientes de sua preferência ou da preferência de sua família e amigos.

Ingredientes

Uma peça inteira de “lagarto” redondo (lagarto paulistinha)
1 linguiça calabresa
1 cebola branca grande bem picada
1 colher de sopa de alho em flocos desidratado
3 colheres de mostarda preta
3 colheres de azeite extra virgem
50 ml de vinho branco seco
1 lata de tomates sem pele
Sal
Pimenta-do-reino


Fazendo

Agora é que a coisa fica boa!

Em uma tigela misture bem todos os ingredientes, exceto a carne e a linguiça até formar um molho espesso. Abra uma fenda no lagarto, no sentido da peça, pois você vai introduzir a linguiça ali (Para de pensar bobagem e mantenha o foco!!!).
Pronto. Agora coloque a peça em um saco plástico de cozinha e despeje o molho dentro. Misture bem de forma que toda a carne fique temperada. Deixe repousando por umas duas horas.
Em uma panela alta, aqueça em fogo baixo um fundo de azeite (pouco). Retire a carne do saco plástico e coloque a carne na panela.
Mantenha o fogo, o mais baixo que puder e tampe a panela. Deixe cozinhando a carne por duas horas ou sentir que a carne está bem macia e dourada.
Atenção! Não precisa colocar água, pois a carne soltará um caldo que será suficiente para cozinhá-la. Adicione os tomates sem pele, cortados em pedaços médios, misturando-os ao caldo de carne.
Sirva a carne fatiada em uma travessa e cubra-a com um fio do caldo. Finalize com uma folhinha de manjericão e sirva imediatamente.
        Bom apetite!

No comments:

Post a Comment