Sunday, June 26, 2011

Fettuccine neri com frutos do mar


   Já tinha alguns dias que eu queria fazer um fettuccine nero (com tinta de lula). Comprei a massa em uma loja especializada, aqui perto de casa - Toscanello - e guardei-a para uma ocasião especial, mas que nem precisava ser tão especial assim.
    Massa caseira, fresca, guardada em local apropriado e bem ventilado (a massa que usei era fresca, mas voce pode encontrar boas massas industrializadas e de boa qualidade).Bom fazê-la com um acompanhamento de primeira. Pode ser camarão, mas como eu tinha um pacote de frutos do mar na geladeira, resolvi fazer um bom molho de tomate para fazer a combinação desse prato.
     Não precisa muita coisa, para tal. Sua criatividade será aplicada na produção do molho, pois as opções e gostos por tais e tais ingredientes divergem do paladar de cada um. Vou indicar um molho básico, com alguns ingredientes fáceis de encontrar e que gosto de fazer para quase tudo que leve molho de tomate. Então, vamos a receita e....bom apetite!

Ingredientes
500gr de fettuccine nero
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto

Para o molho

6 tomates grandes sem pele e sem sementes
1 cebola grande cortada ao meio e fatiada fina
4 dentes de alho cortados bem fininhos
1 talo de salsão
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de açúcar
1 sache de 500gr de molho de tomate tradicional 
1 colher de sopa (bem cheia) de salsinha
1 kg de frutos do mar (polvo, camarão, anéis de lula, peixe e mexilhão)
azeite

sal a gosto

Modo de fazer
    O molho. Ah! O molho. Escolha uma panela alta ou uma frigideira grande. Regue o fundo com azeite e deixe aquecer. Coloque a cebola cortada em rodelas bem finas para dourar. Acrescente o alho, misturando-o a cebola. O talo de salsão deve bem cortado em fatias finas, para que seu aroma tome conta dessa boa mistura. O tomate, será colocado em seguida. Bem picado, em pedacinhos, para que desmanche apenas o essencial. Deixe cozinhando por uns 10 minutos. A canela entra agora, lembrando o aroma do oriente. A combinação do mundo árabe com a Índia - tomate e canela. O orégano agora, se mistura a esses ingredientes. Voce sentirá o perfume no ar, a vizinhança também. Acrescente então, o molho de tomate e misture devagar, para que o molho tome uma consistência homogênea. Coloque agora a salsinha.
    Os frutos do mar, depois de lavados, devem ser adicionados ao molho. Começa agora o toque final para o apuro do molho; cozinhe por no máximo 15 minutos. Não mais do que isso, para que os delicados ingredientes marinhos não fiquem duros. Pronto. O molho pode ser servido!

    O macarrão voce faz como de costume, sem dificuldades ou um jeito especial. Prepare-o ao mesmo tempo em que voce faz o molho. Assim que ficar pronto, voce deverá servi-lo junto com o molho.

    Detalhe: Voce pode servir o macarrão com o molho por cima ou pode servi-lo com o molho a parte, para cada um se servir, na quantidade que desejar. Fica a seu critério.

2 comments:

  1. ALMOÇO MARAVILHOSO!!! MUITO BOM! PARABÉNS!! Gabi.

    ReplyDelete
  2. Ehi Ehi, ma qui c'è un piatto buonissimo :) Bello l'accostamento con gli spaghetti neri per questo piatto di mare che profuma d'estate!
    Un bacio

    ReplyDelete