Friday, June 24, 2011

Risoto com frutos do mar ao curry e vinho branco


    Sexta-feira. Início de fim de semana. Bom dia para saborear um bom peixe ou quem sabe, uma boa combinação de frutos do mar. Resolvi fazer um bom risoto e fazer uma combinação desses pratos.
   Com certeza não é um prato difícil de fazer. Tudo bem, que tem que ter um pouco de ciência para encontrar o ponto certo do risoto. Mas eu considero que isso fica por conta do gosto de quem faz e de quem vai saborear tal delícia.
   Outro detalhe importante, é que você poderá prepará-lo tanto para o almoço quanto para o jantar. E ainda poderá fazê-lo tendo a ajuda de alguém em especial, que queira compartilhar desse saboroso prato italiano com sotaque carioca.
   Talvez voce queira saber onde encontrar frutos do mar em pequenas quantidades. Bom, eu comprei um pacote que serve para fazer paella. A vantagem é que voce tem ali a maioria dos ingredientes que voce vai precisar, polvo, lula, camarão, peixe e mexilhão. Então, vamos a receita, e bom apetite!

Ingredientes

3 xícaras de arroz Carnaroli
1 colher de sopa de manteiga
1colher de sopa de azeite
500gr de frutos do mar
2 dentes de alho fatiados
1 cebola roxa média fatiada bem fina
1 colher de sopa de alho poró fatiado bem fino
1 cálice de vinho branco seco
1 colher de chá de curry
sal a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de fazer

   Em uma panela alta coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque a manteiga e o alho, deixando-o dourar levemente. Coloque o arroz. Mexa e tempere com sal a gosto. Adicione o vinho branco e mexa continuamente, até que 2/3 do vinho tenha evaporado.
   Adicione aos poucos 6 xícaras de água fria (ou caldo de peixe, se voce tiver). Deixe cozinhando por uns 20 a 25 minutos, mexendo sempre com uma colher, para que o risoto fique bem cremoso.
   Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite generoso, coloque a cebola e o alho-poró, deixe fritando por uns 5 minutos. Coloque os frutos do mar e refogue-os rapidamente - aproximadamente 10 minutos.
    Acrescente os frutos mar ao arroz, mexendo para que fique um creme homogêneo. Coloque o curry e continue mexendo por mais uns 5 minutos, até o arroz ficar com a consistência de um creme.
    Apague a chama e adicione uma colher de manteiga e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado.
    Misture bem e sirva imediatamente. 
    Se quiser, decore o prato com pimenta-rosa, para dar um aroma especial.
   
    Esta porção serve 6 pessoas.

   Detalhe importante: Evite reaquecer este prato. Ele é tão saboroso que não deve sobrar nada!!!!



   
   

4 comments:

  1. That's a real good risotto with seafood! Even I am cooking up so much seafood these days...my latest post is also on seafood! Anyways, great recipe and a great blog. Looking forward to visit here again!! :)

    ReplyDelete
  2. Che bello questo abbinamento; curry e frutti di mare. Non avevo mai pensato ad un risotto così,bravissimo!!

    ReplyDelete
  3. ¡¡Rica rica receta!! :)

    ReplyDelete
  4. Nunca había probado un risotto con el toque de curry. Me ha encantado. Lo probaré y te cuento.

    ReplyDelete