Monday, May 14, 2012

Ceviche de Tilápia no Leite de Coco com Banana-da-terra

 

   Tenho lido em algumas revistas que o uso da banana está na moda novamente, e sinceramente, pergunto quem disse que tinha saído!? 
   Fico surpreso em ler essas coisas, pois sei que tanto no norte do Brasil quanto no nordeste, a banana está presente em diversos pratos. Mas tudo bem, pode ser que aqui no "sul maravilha" ela seja considerada exótica quando usada como ingrediente em pratos salgados, já que na maioria das vezes só a usem em sobremesas. Então, que tal usá-la como acompanhamento de peixe cru? Para uma entrada, esta é uma receita tropical bem original, que traz o sabor marcante do pescado e o adocicado de dois frutos bem brasileiros - o coco e a banana.

Ingredientes

400 g de filé de tilápia
2 cenouras
1 talo de salsão
1 pedaço de pimentão cortado (ou pimenta dedo-de-moça)
4 bananas-da-terra
200 ml de leite de coco
1 cebola roxa média cortada em fatias meia-lua
Fatias de gengibre (choga-gari)
Suco de 1 limão tahiti
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite

Fazendo

Corte o filé de tilápia ao meio, no sentido do comprimento; faça fatias bem finas e coloque-as em uma travessa. Acrescente o suco de limão, o azeite, o gengibre e deixe marinando.
Com um descascador de batatas, retire a casca da cenoura e faça várias lâminas até chegar a parte central (de cor amarela). Cozinhe as lâminas em fogo brando, na água e sal, por uns 15 minutos. Escorra a água e reserve.
Com o descascador, retire a parte dura do salsão e corte-os em julienne, em um tamanho de cerca de 5 cm. Reserve.
Corte as babanas ao meio, no sentido do comprimento e depois corte-as em pedaços de mais ou menos 5 cm. Frite as bananas na manteiga e deixe-as enxugando no papel toalha.
Em uma travessa, coloque as fatias de tilápia e o gengibre na parte central. cubra com as fatias de cebola roxa e o pimentão. Nas bordas laterais, coloque as lâminas de cenoura e os talinhos de salsão. Coloque agora as bananas fritas e regue com o leite de coco.
Sirva imediatamente.

Esta receita serve 6 pessoas.

No comments:

Post a Comment