Thursday, May 10, 2012

Gazpacho - uma sopa fria da Andaluzia

 

 
   Continuando a falar dos tomates, trago esta receita espanhola, muito apreciada no verão europeu.
   Gazpacho é uma bebida típica da região da Andaluzia, na Espanha. É também, o símbolo de despedida do verão, quando o sol está alcançando a temperatura de 30ºC (o que para o povo de lá, é uma temperatura bem elevada). Fazendo com que o pessoal procure a sombra de uma boa árbore para saborear um bom Gazpacho bem gelado.
   Apesar de ter o jeito de uma bebida, na verdade o gazpacho é uma sopa vegetariana fria; saborosa, saudável e refrescante. Na Andaluzia, é comum servi-lo com algumas fatias de jamon (presunto cru). É uma alternativa perfeita como aperitivo, para ser degustado no verão. Fazer gazpacho requer alguns cuidados, principalmente na proporção dos ingredientes. Você tem que fazer a mistura na proporção certa. E é claro, dando seu toque pessoal.
   O ideal é que ele fique agridoce, nem muito doce nem muito salgado. Muitas receitas pedem para acompanhar, croutons com azeite e ervas, mas fica a seu critério.  
    Bom apetite!


Para 4 porções de Gazpacho, você precisa:

Ingredientes

1 pepino descascado, sem sementes e cortadas em cubos
1 ½  pimentão vermelho, sem sementes e cortadas em cubos
8 tomates grandes, sem pele, sem sementes e cortadas em cubos
2 dentes de alho bem picado
1 cebola roxa média, picada
3 colher de sopa de azeite extra virgem
4 colher de sopa de vinagre balsâmico
uma pitada de sal
50 ml de água ou menos

Fazendo

Misture todos os ingredientes em um processador ou liquidificador, até ficar com uma consistência bem homogênea. Se preferir, você pode adicionar uma pitada de tabasco ou pimenta vermelha (sem sementes). Se quiser que fique mais líquida, adicione um pouco mais água, até ficar na consistência desejada.
Verifique o tempero.
Deixe na geladeira durante 2 horas.
Sirva bem gelado em copinhos individuais.
Finalize com um fio de azeite e uma folhinha de salsa.

No comments:

Post a Comment