Friday, May 18, 2012

Frango ao Molho de Chocolate

Photo by Lira, in Cozinha Fácil

     Recebi um pedido de minha filha mais velha, Luiza, que considerei inusitado. Mas como inusitado é o nome de uma de minhas séries na página do Cozinhando com Amigos, no Facebook (Inusitados Objetos de Desejo), nada mais justo do que procurar atendê-la. O pedido? Fazer uma receita que ela tinha visto no filme Chocolate, em que á um prato interessantíssimo que é Frango com Molho de Chocolate. 
 
 
    Lá fui eu buscar a tal receita. Afinal, esta eu nunca havia preparado; além do mais, não é muito comum, pelo menos aqui no Brasil, encontrarmos tal iguaria, a não ser em algum restaurante especializado. Aqui em Brasília, eu não sei onde tem, se alguém souber me diga que quero ir lá.
    Pois bem, vamos falar um pouquinho do filme, antes de irmos direto para a receita. O filme Chocolate é uma produção americana do ano de 2000, que recebeu cinco indicações ao Oscar, dentre elas a de melhor filme e melhor atriz, mas infelizmente não ganhou nenhuma. 
 
 
    A história se passa em uma vila (fictícia) numa ilha chamada Lansquenet-sous-Tannes, onde uma jovem mulher Vianne Rocher (interpretada pela atriz Juliette Binoche) abre uma loja especializada em chocolates chamada Maya. Vianne possuiu um segredo de família que permite cozinhar chocolates com propriedades mágicas. Aos poucas ela resolve problemas em casamentos, brigas de vizinhos e enfrenta a fúria de alguns moradores.  
 
 
     O ator Johnny Depp, aparece de forma discreta no filme, talvez para servir de motivo para Vianne nos apresentar esta deliciosa receita, que conquistou o jovem cigano Roux (nome de molho!?), vivido por Depp. Talvez, pela combinação da endorfina do chocolate com o calor da pimenta, é que essa receita seja tão apaixonante. Vamos a ela?

Ingredientes

4 peitos de frango
20 ml de azeite
200 g de amendoim triturado
2 ovos inteiros
20 ml de azeite
½ cebola picada
250 ml de caldo de frango
2 pimentas dedo-de-moça picadas sem sementes
casca picada de uma laranja
200 ml de suco de laranja
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 brócolis
100 ml de azeite
3 dentes de alho picados
sal 
pimenta vermelha picada e sem sentes (para o molho de chocolate)
 
Fazendo

Tempere o frango com sal e pimenta. Passe no ovo e no amendoim. Frite com azeite e manteiga. Reserve.

O molho: Refogue a cebola no azeite. Junte o suco de laranja, o caldo de frango, a pimenta e a casca de laranja fervida. Quando abrir fervura, misture a manteiga com a farinha de trigo e coloque no molho. Tempere com açúcar e sal e ferva até engrossar. Refogue a brócolis no azeite e alho. Tempere com sal. Reserve.
Derreta o chocolate à parte, em banho-maria. Mexa até formar um creme espesso. Adicione o molho ao chocolate e misture bem. Regue o frango com o molho e sirva imediatamente.

No comments:

Post a Comment