Thursday, May 3, 2012

Linguado Gratinado e aspargos - By Jamie Oliver

 
  
   Para quem não o conhece, Jamie Oliver, hoje é uma referência no time de jovens chefs ou cozinheiros internacionais. Este simpático inglesinho, conquistou o público também jovem, que se diverte com a maneira original como ele ensina a fazer seus pratos. É certo, que a sua imagem está vinculada à sua exposição na TV, o que favorece consideravelmente sua fama.
    As livrarias de boa parte do mundo têm em suas estantes, livros de culinárias assinadas por Jamie, em vários idomas. Interessante é que todas as vezes que vou a uma livraria aqui no Brasil, vejo jovens estudantes de gastronomia ou simplesmente aprendizes de como sobreviver na cozinha, interessados em aduirir um de seus livros; percebe-se que a maioria é solteira e que precisa muito aprender a sobreviver no quesito: cozinha.
    A receita que trago hoje, é uma daquelas bem simples, apesar dos ingredientes darem a ela um ar de sofisticação. Por isso, eu sempre defendo que o sofisticado às vezes se encontra nas coisas simples e vice e versa.
    Linguado gratinado com aspargos. Esse é o nome do prato. Essa receita foi publicada na revista Casa e Comida, da Editora Globo. A foto que ilustra a matéria é de David Loftus e quem assina a produção é Sara Tildesley. Desejo a todos, bom apetite! E que os solteiros possam ler esta matéria e anotar essa receita para que no próximo jantar possam surpreender seus amigos e amigas.

Jamie Oliver
Ingredientes

1 kg de batatinhas (corte as maiores ao meio)
6 filés de linguado (com cerca de 120 g cada um)
220 g de camarões descascados e cozidos
200 g de iogurte grego*
150 g de queijo cheddar maturado ralado
1 colher de chá de mostarda inglesa
1 maço de aspargos
1 pequeno punhado de dill (endro picado)
raspas de 1 limão siciliano
suco de meio limão siciliano
azeite extra virgem
sal e pimenta a gosto

* O iogurte grego é mais espesso que o iogurte natural. Para fazer uma versão caseira, deixe o iogurte tradicional escorrendo em um pano limpo por cerca de 2 horas, até ficar bem grosso.

Fazendo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as batatinhas numa panela grande com água e sal, espere ferver e cozinhe por 15 minutos, ou até que fiquem macias. Despeje-as num escorredor e deixe-as soltarem o vapor. Quando estiverem frias o suficiente para serem manuseadas, corte-as em fatias de 1 cm de espessura e coloque-as em uma assadeira grande. Sobre elas, espalhe um pouco de azeite de oliva, as raspas de limão, metade do dill, uma pitada de sal e pimenta e misture para que as batatas fiquem bem cobertas pelos temperos. Acomode os filés sobre elas e espalhe os camarões cozidos sobre o peixe.
Num bowl, misture o iogurte, metade do queijo, a mostarda, quase todo o dill restante e o suco de limão. Corte os aspargos em longas tiras, com um descascador de legumes, e envolva-os delicadamente no molho de iogurte.
Coloque um pouco dos aspargos com molho sobre cada um dos filés de linguado. Espalhe uniformemente o que sobrar do molho, assim como op cheddar restante. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que esteja lindamente cozido. Salpique  o gratinado com o dill restante na hora de servir.



No comments:

Post a Comment