Wednesday, May 2, 2012

Fazendo pães indianos - Chapati e Naan

 

    Agora a pouco, um amigo me ligou dizendo que eu havia postado uma receita de chutney e que poderíamos comê-la acompanhada de pães indianos.
- Escuta aqui, meu amigo. Tudo bem, a receita do chutney é ótima, mas onde é que eu encontro esses benditos pães indianos? Dize-me ele, com toda a razão. Não é fácil de achar tais pãezinhos; mas em compensação é bem fácil fazê-los. Então vamos gravar estas receitas em nosso bookmark, para quando você fizer um chutney ou simplesmente quiser impressionar algum convidado, você poderá oferecer pães indianos como entrada.
    Primeiro vamos conhecer como se faz o Naan. Anotem.

Pão Naan


Ingredientes

500 g de farinha de trigo (pode usar a integral)
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1½ colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa bem cheia de manteiga (derreta na frigideira e reserve)
100 ml de iogurte natural
1 ovo
½ xícara de água morna

Fazendo


Misture todos os ingredientes secos e faça um buraco no centro. Coloque no centro o ovo e o iogurte, adicione a manteiga derretida, comece a misturar e juntar a água morna aos poucos.
Se por acaso a massa estiver com uma consistência boa, mas ainda sobrar a mistura de farinha, adicione 1 colher de sopa de iogurte, para acertar o ponto.
Sove bem a massa e divida-a em 8 partes iguais.
Deixe descansar umas 2 horas em um lugar aquecido ou até dobrar de volume.
Abra os pedaços da massa com um rolo, com uma espessura aproximada de meio centímetro de altura e coloque uma de cada vez, em uma frigideira anti aderente, em fogo baixo.
Deixe aproximadamente 3 minutos de cada lado até ficar crocante e está pronto.
Se quiser pode pincelar manteiga ou azeite enquanto quente.


Pão Chapati

 

Ingredientes

250 g de farinha de trigo
250 g de farinha integral
1 colher de chá de sal
água morna
manteiga


Fazendo

Aqueça a água, cerca de 300ml, até a temperatura ambiente. Numa tigela misture as farinhas, o sal e vá acrescentando a água aos poucos até formar uma massa que desgrude das mãos. Sove esta massa por uns 5 minutos e deixe descansar um pouco. Divida a massa em pedaços iguais e forme bolas de uns 8 cm de diâmetro. Pegue um rolo de madeira e abra a massa, formando um pão redondo. Coloque a frigideira no fogo brando e acrescente um chapati de cada vez, deixe uns 2 minutos de cada lado até inflar, quando inflar um pouco coloque direto no fogo virando com um pegador pois ele vai inflar todo, estará pronto. Faça assim com todos. Ao tirar do fogo passe manteiga dos dois lados e deixe em outra travessa.

No comments:

Post a Comment