Friday, May 4, 2012

Comida de Boteco - Bife com Fritas


    Se tem um prato que é unanimidade no Rio de Janeiro, é Bife com Fritas. E parece que essa unanimidade migrou para a maioria do planeta, pois é difícil alguém não gostar dele. E uma coisa também é certa, difícil você não encontrar esse prato em um boteco da cidade; é claro que estamos falando dos botecos que servem refeições.
     A carne pode variar do contra-filé ao filet mignon, mas todos terão esse visual que faz a boca encher de água e despertar o apetite, seja lá a hora em que você estiver lendo esta matéria. O visual é uma apelação, não é mesmo!? Ôpa! não vá babar no teclado, viu!?
     O arroz é até dispensável, dependendo do tamanho e da espessura do bife e da quantidade de batatas. O tomatinho entrou na foto, para fazer uma composição na apresentação, mas é um coadjuvante dispensável. Fica a seu critério, "convidá-lo" ou não.
     Tem certeza que você quer a receita dessa maravilha? É? Tá bom. Vamos lá.

Nota: Como esta coluna trata de comida de boteco, vamos usar o bife de contra-filé, mais usado nestes estabelecimentos, mas fica a seu critério usar outro de sua preferência.

Ingredientes

1 bife de 280 g de contra- filé grosso
sal grosso
azeite (se usar manteiga, use um pouco de azeite, para não ficar escura)
500 g de batatas suiças (casca rosa)
4 tomates
pimenta a gosto (eu não uso) 
500 g de banha de porco

Fazendo

Para fritar o bife use uma boa grelha. Aqueça o azeite (ou a manteiga) e frite o bife em fogo não muito alto. Deixe dourar um pouco de um lado e depois vire. Somente nessa hora você colocará o sal. Deixe dourar mais um pouco (2 minutos, no máximo) e vire. Coloque um pouco de sal neste lado e deixe fritar. Se gostar dele mal passado, o tempo deve variar entre 3 e 4 minutos para cada lado; se preferir ao ponto, em torno de 5 minutos; se preferir bem passado, aí você decide.
As batatas suiças foram escolhidas porque são melhores de fritar e o ficam mais crocantes. Desque-as (tem gente que gosta de fritá-las com casca) e corte-as na forma comum, como você está acostumada a fazer ou ver. Lave-as e deixe secando sobre um pano limpo.
Em uma panela ou frigideira de borda alta, coloque a banha de porco e leve-a ao fogo para derreter. Quando estiver bem quente, coloque devagar as batatas e deixe-as fritando até ficarem douradas e com textura crocante. Coloque-as em uma travessa forrada com papel de cozinha para enxugar a gordura. Retire o papel e....Pronto! Sirva-se ou sirva a seus convidados!

1 comment:

  1. realmente é um dos pratos mais gostosos,entre todos os gostosos de boteco.

    ReplyDelete