Sunday, May 6, 2012

Vôngoles ao Leite de Coco

 

Normalmente as pessoas não conhecem bem os mariscos e seu uso na culinária. O mais conhecido deles é o mexilhão, bem comum nas praias do Brasil. O sururu é outro que é bem conhecido no nordeste, usado em caldos principalmente, e também feito com arroz. As vieiras já são mais difíceis de encontrar para comprar, e nem sempre há um restaurante, mesmo no litoral, que tenha em seu cardápio esta iguaria. Meu desafio (nem tanto assim) foi buscar uma receita que agradasse o paladar dos amigos de Cozinhando com Amigos. Algo simples, mas com certo ar de sofisticação; e que tivesse um sabor destacado - que não fosse apenas um coadjuvante de um prato principal.
Encontrei no vôngole a resposta que eu precisava, considerando que a facilidade de encontrá-lo é quase igual a de encontrar os mexilhões; por isso optei em trazer esta receita aqui para vocês.
Como toda receita de mariscos, costumo dizer que a dificuldade maior é pegá-los na natureza ou achar onde comprá-los (de preferência frescos). Fácil de fazer, a receita de hoje pode ser usada como um caldo quente de entrada ou mesmo como prato principal. Então, vamos aproveitar esses dias de outono, em que o frio já marca presença e presentear nossos amigos com esta receita?

Ingredientes

1 kg de vôngoles (com casca)
1 cebola média bem picada
1 dente de alho amassado em pasta
1 colher de sopa de salsão cortado em fatias bem finas
1 pitada de noz moscada
1 cálice de 200 ml de vinho branco
500 ml de leite de coco
Azeite extra virgem
Sal a gosto

Fazendo

Lave bem as conchinhas dos vôngoles, em água corrente, para tirar a areia que eventualmente tenha em seu interior. Coloque-as em uma vasilha e tempere com o vinho branco deixando em repouso por uns 15 minutos.
Em uma frigideira de borda alta, frite em fogo baixo, a cebola e o alho em azeite. Acrescente o salsão e refogue por uns 2 minutos. Adicione o vôngole com o vinho. Adicione o leite de côco. Tempere com o sal e a noz moscada. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por uns 3 minutos ou até começar ferver. Sirva imediatamente.
Sugiro como acompanhamento, um bom pão italiano! Bom apetite!

No comments:

Post a Comment