Wednesday, May 23, 2012

Creme Ganache - Uma excelência "acidental".


Fazer bolo é um dos primeiros desafios que desde cedo as meninas se aventuram a realizar. Do bolo de caixinha, bem mais prático e com menos chance de errar até os tradicionais; batidos à mão ou na batedeira, exalam aquele cheirinho gostoso nas tardes domingueiras. Normalmente é sucesso na certa!
Mas tem uma receita de cobertura que dá aquele toque finalíssimo ao bolo e que considero, digamos assim, o estágio final de uma boa “boleira”: o bolo com cobertuta ganache. Isso mesmo, aquele bolo que a cobertura é feita com chocolate e é bem lisinha, que parece até ser de cera e que a gente fica com dó de comer.


A história de sua origem é bem interessante e conta que um simples deslize resultou neste que é um dos mais tradicionais doces franceses. A explicação mais provável sobre a origem do creme ganache surgiu por volta de 1950, quando um aprendiz chocolatier pega de forma desajeitada o creme de leite fervido e o derrama involuntariamente sobre o chocolate. O mestre chocolatier entra em pânico diante do desastre e trata seu pupilo de ganache, termo francês usado para designar uma pessoa incapaz; um estúpido.
Porém, a mistura, antes de ser desprezada, foi mexida e a massa lisa, brilhante e cremosa foi aprovada pelo mestre. Hoje, o preparo é um clássico dos doces da França e pode ter aromas diversificados, inclusive de frutas. “Como a receita é bem básica, pode ser acrescida de mel, ervas aromáticas, especiarias, licores e até purê de frutas para ganhar outras nuances”, explica Samara Coelho, professora do Centro de Gastronomia do Senac São Paulo.


A idéia original sugere o uso do creme de leite fresco, mas algumas confeiteiras preferem a opção pasteurizada para garantir maior durabilidade ao doce.
Então, vamos fazer a excelência tal qual fez o jovem aprendiz! Primeiramente, você fará um bolo (ou torta) com o sabor de sua preferência; em seguida, você aplicará o creme, seguindo a receita a seguir. É bem fácil. Veja.

Ingredientes

200 g de chocolate
50 g de manteiga
25 ml de creme de leite

Fazendo

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Por fim, junte o creme de leite fresco.
Espalhe o ganache sobre todo o bolo ou torta com uma espátula de metal, deixando a superfície bem lisinha.

Dica: Para deixar a cobertura mais brilhante, junte ao chocolate em banho-maria 8 g de gelatina amolecida em água.

Esta receita é para um bolo (ou torta) de 28 cm de diâmetro.

No comments:

Post a Comment