Tuesday, August 26, 2014

Água de Rosas - Um ingrediente de sabor delicado e requintado


Ano passado, quando fui ao Rio de Janeiro, minha filha Luiza, me pediu para trazer Águas de Rosas para ela. Ela sabe que eu sempre que vou, faço minha visita obrigatória a Casas Pedro, um empório que vende vários ingredientes árabes, além de outros tantos da culinária nacional. E por ser o que é, lá sempre é possível encontrar um ingrediente de sabor delicado que dá um realce à doces e sobremesas – Águas de Rosas; comumente usada nas cozinhas do Sul e do Oeste da Ásia, do Oriente Médio e de parte da Europa. No Irã, entra, também, em chás, sorvetes e biscoitos. No mundo árabe e na Índia, é usada, ainda, para aromatizar leite e pratos de leite, como pudim de arroz, ou bebidas como o lassi, feita de iogurte batido com açúcar e frutas. Na Espanha, o manjar branco herdou da dominação árabe a Água de Rosas na receita. É utilizada, ainda, para aromatizar bolos e pães.
        O sabor da Água de Rosas é intenso e o aroma, bastante concentrado, por isso é bom usá-la com cautela. Combina com leite, damasco, nozes e frutas e pode compor receitas tanto de sorvete, quanto de mousses e coquetéis. Serve, ainda, para reforçar a fragrância de pratos salgados que levem pétalas de rosa na receita, como, por exemplo, o risoto de rosas.
        No Brasil, como eu disse, você encontrará uma boa água de rosas nos empórios árabes, especializados em ingredientes de culinária árabe e libanesa, e em casas especializadas de aromaterapia. Cheque sempre a validade na embalagem.
        As Águas de Rosas de boa qualidade são um produto 100% natural e servem, também, como um poderoso tônico facial e como colírio.



COMO SE PRODUZ ÁGUA DE ROSAS  

A Água de Rosas é um líquido concentrado que se obtém ao submeter as pétalas de rosa a um processo de destilação. Contém, até 1% de seu óleo essencial.
        Para produzi-la, as rosas são postas em alambiques de cobre com água - a relação é de 50 litros do líquido para 10 mil rosas. Após seis horas de aquecimento, o vapor destilado é resfriado e recolhido, resultando em água, óleo e substâncias hidrossolúveis. A flor mais usada é a rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill). Ela é muito perfumada, mas o conteúdo de óleo essencial em suas pétalas é ínfimo, por volta de 1%. Pode-se conseguir maior volume de óleo destilando a água de rosas uma segunda vez.

KASHAN - A Cidade da Rosas e da Água de Rosas


Localizada no centro do Irã, a cidade de Kashan (240km ao Sul de Teerã), região famosa por suas plantações de rosas damascenas, nativas dali, conhecidas, no Irã, como flor de Mohammadi, é o centro da produção comercial das Águas de Rosas iranianas, mundialmente conhecidas por serem as escolhidas para a lavagem anual  da Caaba (Kaaba), o santuário mais sagrado para os 1,3 bilhão de muçulmanos do mundo, e na direção do qual os islâmicos fazem suas cinco orações diárias. Kashan, também, é mundialmente famosa por seus tapetes.
      Com um clima ameno por todo o ano, suas roseiras produzem lindas e grandes flores que são colhidas entre abril e maio para o festival das rosas de Kashan, e para a produção da água de rosas. Segundo as estatísticas disponíveis, mais de 700 toneladas de rosas são produzidas na região anualmente.
    Ali, existem várias empresas familiares dedicadas, exclusivamente, à produção artesanal de Água de Rosas. Nas fotos abaixo, realizadas numa dessas empresas da pequena aldeia de Qamsar, nas cercanias de Kashan, hoje nas mãos da terceira geração da família, você vai poder ver a simplicidade das instalações em que se processa a produção.

 

     As pétalas de rosas são colocadas em um recipiente de cobre juntamente com água e deixados a ferver entre três e cinco horas. A água e a essência da rosa se condensam, e, através de um duto coletor, são colhidos em um outro recipiente, colocado em uma piscina de água fria. Quando o conteúdo deste recipiente esfria totalmente, pode-se abri-lo e retirar a água de rosas diretamente para os frascos em que são vendidos.
Fonte: http://correiogourmand.com.br/


Receita de água de rosas bem simples de preparar

Ingredientes
2 xícaras de pétalas de rosas, se possível rosas de quintal, pois não possuem agrotóxicos (não misturar cores); ou folhas de rosa secas

500ml de água filtrada ou mineral

Fazendo

Higienize as pétalas e coloque-as em uma chaleira, ou vidro com tampa. Ferva a água e despeje sobre as pétalas. Deixe em infusão por 30 minutos, coe e aguarde esfriar. Conserve em geladeira, em recipiente bem fechado.

24 comments:

  1. em busca de água de rosas para uma receita de geleias, encontrei muito mais do que informações, adorei seu artigo e fiquei encantada com o o uso das pétalas de rosas! Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Carina!

      Grato por visitar meu blog - mesmo que sem querer - e deixar seu gentil comentário.
      Sempre que quiser, venha até aqui e passeie pelas inúmeras receitas e curiosidades que publico a respeito do universo culinário.
      Tenha uma boa receita com sua água de rosas e bom apetite!

      Luiz

      Delete
  2. Gratidão pelas informações. Amei.

    Hj fiz um bolo com agua de rosas e verei como ficou.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então, Mari!?
      Como ficou seu bolo com água de rosas???

      Abraços!

      Delete
  3. Olá estou preparando a minha água de rosas, gostaria de saber se há possibilidade de fazer sucos com ela.grata.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aconselho o preparo de uma limonada com hortelã e agua de rosas... fica maravilhoso...

      Delete
  4. Olá estou preparando a minha água de rosas, gostaria de saber se há possibilidade de fazer sucos com ela.grata.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Laila!

      Você pode fazer uma água saborizada, bem geladinha!Se quiser, você pode colocar algumas rodelas de laranja e decorar com talinhos de alecrim!

      Grato por sua visita!!!

      Delete
  5. será que a água de rosas combinaria com
    sorvete de banana ? obrigada desde já!

    ReplyDelete
  6. tem alguma receita pra fazer com sushi?

    ReplyDelete
  7. oi gente tudo bem, visite nossas loja www.nutritivasaude.com.br

    ReplyDelete
  8. A agua de rosas dá para armazenar no armário e quanto tempo dura?

    ReplyDelete
  9. Entrei só pra ver o uso da agua de rosas em culinária e recebi uma aula.Muito obrigada.

    ReplyDelete
  10. Estive em Dubai na época do Ramadã de 2017 e comi uma sobremesa incrivel chamada Kunafa. Por incrivel que pareça nenhum restaurante no Rio de Janeiro prepara esta maravilha Árabe. Na pesquisa pela agua de rosas, ingrediente magico que é a alma dessa receita, descobri seu blog. Muito obrigada pelas informações!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Alexandra!

      Agradeço sua visita e seu comentário!
      Que bom que gostou. Volte outras vezes.
      Abraços!

      Delete
  11. Obrigada ada eu amei as dicas

    ReplyDelete
  12. Vc sabe me dizer onde encontrar essa água de rosas, exatamente em que lugar em SP? Já fui comprar doces sírios e só têm água de laranjeira, que por sinal é bem caro
    .Por gentileza, porque dá pra eu ir a SP, é só me passar a região,e Aprox. Quanto custa? Muito obrigada, parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
  13. Como faço pra comprar água de rosas? Quanto? Aguardo sua resposta. Grata.

    ReplyDelete
  14. Olá!

    Você encontrará em mercearias que vendam produtos árabes. Não é muito fácil encontrar em pequenos mercados. Se em sua cidade não houver uma loja assim. Procure na internet que certamente você encontrará quem venda e que entregue. Bom apetite e grato por sua visita!

    ReplyDelete
  15. Pode ser...ainda não experimentei....rsrsrsrs
    Mas certamente, ficará uma delícia se você fizer a banana caramelizada e colocar uma colher de chá na calda.
    Bom apetite!

    ReplyDelete
  16. Grata pela informação, pelas belas imagens. No Brasil, vou fazer com a rosa branca trepadeira, muito perfumada, dá em cachos e é medicinal.

    ReplyDelete
  17. Olá, gostaria de testar essa sua dica para sorvete de rosas? Será que fica bom????

    ReplyDelete