Thursday, May 19, 2011

Bisteca alla Fiorentina

 

      Uma singela homenagem aos meus amigos da Itália, é este prato maravilhoso, que combina carne com massa - Bisteca à Fiorentina. Um prato típico da região da Toscana onde é venerada. Seu preparo é quase um ritual. Desde o corte até a hora de servir, todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.
    Como a grande maioria dos pratos com carnes italianos, a Bistecca alla Fiorentina é simples, mas nem por isto menos saborosa. Temperada somente com sal, pimenta-do-reino moída na hora e um excelente azeite de oliva extravirgem, na Itália é preparada na brasa. Por vezes a lenha é “temperada” com casca de laranja e limão. Nesta receita usei uma grelha para fogão.
     A carne usada é o T-Bone Steak (nosso filé em T), que traz de um lado o mignon e do outro o contrafilé. A peça é cortada com 3 cm de altura. Depois de marinada brevemente, vai ao fogo alto, onde só é virada uma vez. Há quem diga que o termo bisteca vem do inglês beef steak. Vamos à receita!

Ingredientes
 
1 filé em T, cortado em 3 cm e com aproximadamente 1,3 kg 
Azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 
3 ramos de alecrim (opcional) 
6 dentes de alho (opcional)


Modo de fazer

    Tempere a carne com o sal e a pimenta, besunte com o azeite de oliva e deixe marinar por mais ou menos 30 minutos.
     Aqueça uma frigideira (caso prefira uma churrasqueira, deixe as brasas ardentes), coloque a carne e deixe até estar bem marrom (em torno de 5 minutos). Vire uma vez e repita o processo. Retire e reserve.
     Coloque o restante do azeite em outra frigideira e aqueça com o alho, até ficarem dourados. Desligue o fogo e coloque os ramos de alecrim. Deixe por um minuto e coloque na carne.
    Sirva, se preferir, com batatas assadas ou acompanhada de um purê de batatas.

2 comments:

  1. Un plato muy rico sin duda laguna , esta receta y el resto de ellas qeu tienes en tu blog, me quedo como seguidora y te invito a que visites mi receta que tiene de todo un poco sobre todo cocina.

    tremendita-tremendita.blospot.com

    Besitos

    ReplyDelete
  2. Hola Luis Xtienes excelente cocina muy lindo blog con arte que me encanta y la tertulia,el solomillo se ve contundente y bello,cariños y abrazos.

    ReplyDelete