Esta é uma receita bem interessante. A primeira vez que eu saboreei esta salada, foi no Rio de Janeiro, em um pequeno restaurante chamado KTT (mas pronunciavam Kátêtê, não sei porquê). O nome era uma referência ao Bairro do Catete, localizado na zona sul da cidade.
A cor exuberante chamava a atenção, e imediatamente nos despertava o desejo de saber o que era e querer saborear este prato. Nem poderia imaginar que era uma simples salada que contém como base, batata, beterraba e maionese. Simples, não!?
Pois bem, esta salada que dizem que é "russa" - nunca entendi o porque da homenagem - fez sucesso por muito tempo, naquele bairro. Não soube se existia outro restaurante que a reproduzisse. O que tenho visto com este nome é bem diferente desta que lhes apresento.
O restaurante não existe mais. Ficou apenas na lembrança daqueles que nos anos 60 até 80, frequentaram este restaurante e puderam conhecer este prato que lhes trago agora e que deve ser reproduzido em todas as partes do mundo.
Esta salada combina muito bem com um bom filé de peixe à doré ou um bom bife à parmegiana.
Então, vamos à receita? Bom apetite!
Ingredientes
500g de batata
3 beterrabas médias (350g)
2 talos de salsão
1 colher de chá de pimenta-rosa
500g de maionese
suco de 1 limão
sal
Modo de fazer
Descasque as batatas e corte-as em lâminas bem finas, em pedaços pequenos. Ponha-as para cozinhar na água com sal até ficarem bem macias.
Cuidado para que não desmanchem!
Faça o mesmo com as beterrabas, mas cozinhe-as em outra panela.
Quando as batatas e as beterrabas estiverem cozidas, escorra a água, junte-as em uma travessa e deixe esfriando.
Enquanto isso, corte os talos do salsão em lâminas bem finas. Reserve.
Quando as batata e a beterraba estiverem frias, leve-as à geladeira e deixe por 40 minutos.
Após este período, retire da geladeira e junte o salsão e a pimenta-rosa.
Adicione a maionese, misturando devagar. Coloque também, o suco de limão, mexendo até formar uma massa homogênea e de coloração uniforme.
Você poderá deixá-la na travessa ou então fazer pequenas porções com um aro de metal e servir como entrada, individualmente. Decore com um raminho de salsa e tomate-cereja.
Sirva imediatamente!
Rendimento: 8 porções
Desde luego que llama la atención el color de esta ensalada!! queda super original, un saludo
ReplyDelete