Confesso que o meu forte não é fazer doce. Mas tem determinados pratos que gosto de fazer para acompanhar os pratos principais. Chutney é um deles.
Este aqui, é de pêra. Foi pensado justamente para acompanhar pratos com carnes de sabor mais acentuado, tal como a carne de porco. Uma boa costeleta, tem neste acompanhamento um contraponto entre o doce e o salgado.
Mas voce pode escolher a carne que quiser, fique à vontade, tá bom!?
Então, vamos a receita do chutney de pêra!
Ingredientes
6 pêras Willians
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de sopa de gengibre (choga-gari)
1 pimenta vermelha (sem sementes)
1 colher de sopa de uva passa preta (sem semente)
1 colher de sopa de uva passa branca (sem semente)
água
Modo de fazer
Em uma panela de cobre, coloque um pouco de água (100ml) e coloque as pêras, descascadas, sem sementes e cortadas em cubos pequenos. Deixe cozinhando em fogo baixo por 5 minutos, com a panela tampada. Vá acrescentando aos poucos, o açúcar mascavo e mexendo devagar.
Corte a pimenta em tiras, retirando a parte branca e as sementes. Corte-a em pedacinhos.
Acrescente as peras, o gengibre, as uvas passas, misturando com a colher. Verifique a consistência. Se precisar, acrescente um pouco mais de açúcar ou de água. Junte a pimenta e deixe cozinhando até a pêra ficar em ponto de geléia.
Quando a geléia estiver "soltando" do fundo da panela, está pronto. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Depois de frio, coloque em um pote e leve à geladeira.
Sirva no acompanhamento de carnes de porco, peru, marreco, ou mesmo com torradinhas, servindo de cama para um camarão gratinado...mas isso é outra receita!
No comments:
Post a Comment