Tuesday, May 24, 2011

Os Pimentões

Foto: Rakesh Syal





     Vamos conhecer um pouco desta hortaliça que está presente em diversos cardápios do mundo a fora. Uma excelente opção para entradas e que acompanha diversos pratos, nas mais diferentes maneiras de preparo - molho, recheados, em pasta, em pó, etc. 
    Os pimentões são frutos originários da América Latina, onde já eram conhecidos desde 5000 AC.  Foram as primeiras plantas a serem cultivadas na América do Sul. Cristóvão Colombo descobriu os pimentões em sua primeira viagem ao Novo Mundo (1493). Gostou tanto destes vegetais que levou-os de volta à Europa para cultivá-los. Nos séculos seguintes, outros aventureiros levaram à Europa inúmeras outras variedades de pimentas e pimentões.
     O Mediterrâneo possuía um clima ideal para o cultivo dos pimentões e, por volta do século 17, eles já tinham se espalhado por toda a Europa Central e do Sul.
      Nesta mesma época, os navegadores portugueses e mercadores ajudaram a popularizar os pimentões ainda mais longe, alcançando a Índia, o Sul e o Sudeste Asiático. Atualmente, os pimentões têm um papel especial em inúmeros pratos na Europa, no Oriente Médio, e é claro, na América do Sul e do Norte. Os húngaros costumam secar os pimentões vermelhos transformando-os em pó para adicionar sabor a diversos pratos regionais quando o vegetal está fora de época. Paprika é o nome húngaro dado aos pimentões.
     Os pimentões podem ser apreciados de diversas maneiras: crus, em saladas, assados ou grelhados diretamente na chama. Além de versátil, seu gosto é sempre delicioso. Todas os pimentões são inicialmente verdes. Quando deixados no caule, eles amadurecem e se tornam primeiramente vermelhos e depois amarelos. É por isso que os pimentões vermelhos e amarelos são mais doces e também mais caros que os verdes.
     Possuem um alto conteúdo de vitamina C, cálcio, fósforo e potássio. Seja qual for a cor, os pimentões contêm aproximadamente a mesma quantidade de 10 minerais importantes, ácidos gordurosos e todos os aminoácidos. Os pimentões verdes possuem o dobro da quantidade de vitamina C das laranjas, enquanto os pimentões vermelhos e amarelos contêm até 4 vezes mais. O mesmo acontece com a quantidade de beta-caroteno, pois os pimentões verdes possuem uma quantidade elevada da substância, enquanto os vermelhos contêm até 10 vezes mais. Portanto, eles têm um papel importante na lista dos alimentos que ajudam na prevenção do câncer e que agem como antioxidantes.
     Todos pimentões possuem uma grande quantidade de folato, um tipo de vitamina B responsável pela produção e manutenção das células novas e também das células vermelhas do sangue. O folato também impede certas transformações no DNA que podem levar ao câncer.
     Os pimentões também possuem uma alta concentração de bioflavonóides, que são componentes das plantas que agem como antioxidantes e pigmentos. Estudos mostraram que os bioflavonóides protegem a vitamina C de uma possível oxidação no sangue, o que permite que o corpo seja beneficiado por uma ação mais ampla da vitamina. Devido às suas propriedades anti-alérgicas, anti-inflamatórias, anti-bactericidas, anti-virais e anti-oxidantes, os bioflavonóides possuem muitos outros benefícios para a saúde humana.
     Estudos conduzidos mundialmente concluíram que as dietas ricas em bioflavonóides diminuem a possibilidade de se contrair inúmeras doenças. Os pimentões vermelhos também possuem capsaicina, uma substância que leva o cérebro a liberar P, que age como um mensageiro ao sistema nervoso para aliviar a dor.
    Os pimentões também são conhecidos por melhorarem o sistema respiratório. A capsaicina também ajuda os pulmões a funcionarem mais efetivamente, e consequentemente os pimentões podem ajudar os asmáticos a respirarem melhor. Todos os pimentões também contêm luteína e zeaxanthina, que ajudam a prevenir certas doenças oculares causadas durante a velhice. 
     Os frutos podem ser conservados em condição natural, em local fresco, por 2 a 4 dias. Em geladeira doméstica podem ser mantidos por mais de uma semana, quando embalados em sacos plásticos perfurados e colocados na parte inferior. O amadurecimento é acelerado quando os frutos são mantidos em condições naturais.
    Agora que conhecemos um pouco a respeito dos pimentões, vamos conhecer um pouco de suas receitas maravilhosas. 
    Aguardem o próximo post!

No comments:

Post a Comment