Friday, May 27, 2011

Edinho Engel e Alessandra Blanco



     Pensem em uma combinação de talentos. Um é chef de cozinha bem conhecido, outro é escritora, colunista de blog e "caçadora" de delícias. Pronto! O resultado só pode ser sucesso. Assim se dá a matéria deste post - a combinação do talento de Edinho Engel e Alessandra Blanco.
   Edinho dá as suas receitas aquele toque de criatividade, atendo-se principalmente nos ingredientes brasileiros, que são tantos, que podemos até imaginar que sejam infinitos. Neste post, ele apresenta duas receitas, que Alessandra postou em seu blog e que tomei a liberdade de reprisá-lo, pois as duas receitas são bem características da cultura gastronômica brasileira.
    Neste post vou mostrar três receitas, que Alessandra considerou-as como aulas. E são, com certeza! Elas estão em seu blog e podem ser consultadas, juntas com uma infinidade de outras receitas e registros que Alessandra faz de forma bem agradável. Um passeio gastronômico!
   O post foi publicado em março de 2008, mas continua atual e imperdível.  É bem verdade que eu poderia, fazer estas receitas, contar minha experiência pessoal, fazer as fotos e tal, uma vez que elas são bem fáceis de fazer. Mas ter as imagens captadas por Alessandra e o registro do Chef preparando-as, considerei como uma referência irretocável, para aqueles que quiserem conhecer o trabalho de ambos.
   Então, conheçam a arte destes dois artistas - a receita de Edinho Engel e o blog de Alessandra Blanco. É um, bom motivo para se tornar fã e seguidor dos dois....http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/
    
...E vamos a receita!? Bom apetite! 


(...) Olha só o cardápio:

Entrada: 
Tartare de carapau com salada de feijão fradinho e calda de jabuticaba

Edinho prepara o peixe...

 
...que fica assim, em pedacinhos minúsculos, misturados a cebolinha, 
azeite, sal e pimenta…

 
… e vai ser servido com uma salada de feijão fradinho 
com cebola, ervas, azeite e limão.

 

 
E o prato completo: tartare de carapau, com salada de feijão fradinho e uma calda de jabuticabas (que foram levadas ao fogo com casca e só água, sem açúcar, e deixadas ferver uns 5 minutinhos, para ficar bem leve)


Polvo grelhado com vatapá e palmito grelhado

 
O polvo foi cozido por uma hora e meia, até ficar quase desmanchando, depois foi levado a uma frigideira com alho, azeite, sal, pimenta e salsinha; e servido com palmitos grelhados e vatapá (que estava divino).

 
Esse é o “sangue negro”, como é chamada na Bahia, segundo Edinho, a mistura de camarão seco sem sal, amendoim e castanha de caju. 
Tudo é moído no liquidificador e depois usado na receita do vatapá .

Moqueca de camarão e caju com purê de cará

 
Tudo começa com o caju: primeiro o chef faz vários furinhos com um garfo na fruta fresca, então espreme e retira todo o seu suco, depois corta a fruta (sem o suco) em fatias, como bifinhos; tempera com sal e pimenta e leva em uma panela no fogo para saltear na manteiga. Só isso já deixa o caju com um sabor incrível… Como diz Edinho, “misturado com um arroz basmati, uhnnn!”

 
Após as fatias de caju, são juntados na panela cebola, pimentão amarelo e vermelho, tomate, salsinha, leite de coco fresco, azeite de dendê, 
camarões graúdos, coentro, sal e pimenta…

 

…e servidos com essa belezura aí acima: 
moqueca de camarão e caju sobre o purê de cará
A sobremesa foi uma mousse de côco com baba de moça, 
mas como disse acima, essa não deu nem para o cheiro…


1 comment:

  1. You know the automatic translation is terrible! so, i am going to enjoy the photos only and i like the idea of cashew shrimp even though i have never seen a fresh cashew with the juice and sliced like that. Ciao!

    ReplyDelete