Thursday, March 31, 2011

Vermelho ao Molho de Lulas e Tomates Frescos com Arroz Selvagem e Beringelas ao Mel




    O vermelho é um peixe saboroso, de carne branca e macia. Muito usado no litoral do estado do Espírito Santo, Brasil. Excelente peixe, de sabor marcante e textura delicada. Podendo ser usado também, o cherne, com textura e sabor maravilhosos.

Chef Edinho Engel


Ingredientes
 
700 g de file de cherne
½ kg de berinjela
500 ml de mel
8 lulas médias
1 limão
½ kg de tomates maduros s/ pele e s/ sementes
1 colher de sobremesa de alho picado
sal e pimenta do reino
azeite de oliva
folhas de manjericão
2 xícaras de arroz selvagem
1 cebola
3 dentes de alho
2 xícaras de arroz branco


Modo de fazer

Cozinhe o arroz selvagem, com pouco sal junto com uma cebola inteira e 2 dentes de alho. À parte faça um arroz branco com o restante do alho. Misture os dois tipos de arroz e reserve.
Corte os tomates em cubos pequenos e refogue em 1 colher de sopa de azeite, acrescente o alho e deixe ferver em fogo alto. Limpe as lulas e corte em anéis. Tempere-as com sal, limão e pimenta do reino e refogue-as em 2 colheres de azeite por 3 minutos, acrescente então o molho de tomates e apure em fogo forte. Após 4 minutos acrescente as folhas de manjericão cortadas bem fininho e desligue. Regue com um fio de azeite e reserve.
Coloque o mel em uma panela e deixe aquecer. Corte as berinjelas em cubos e frite-as neste mel até que estejam transparentes. Reserve.
Tempere os peixes com sal e pimenta do reino e grelhe-os em frigideira anti-aderente.
Coloque 2 colheres de cubos de berinjela em cada prato, sobre eles o filé de peixe com o molho de lulas, tomates frescos e manjericão, acompanhados pelo blend de arroz.

Receita de Edinho Engels, in O Cozinheiro e o Mar - Ed. DBA - 2002 - pág. 58

1 comment: