Sunday, June 12, 2011

Dia dos Namorados - Valentine's Day!

 

   O dia amanhece no Planalto Central. Meu compromisso em preparar o almoço iniciou-se desde sábado. Hoje, domingo, foi um dia especial. Dia dos namorados. E minha homenagem a minha doce Cecília consistiu em preparar uma paella, ou melhor duas paellas, pois convidamos alguns casais amigos para comemorarem este dia....juntos com nossos filhos....rsrsrsrsrsrs...
   Comecei no sábado, preparando um bom caldo de peixe básico, que serviria para cozinhar o arroz da paella.

 

   Os ingredientes básicos foram:

2 cabeças de peixe (+/-1 kg) - devem estar limpas e sem guelras
4 cebolas médias (cortadas em cubos) 
3 tomates sem sementes
4 talos de salsão com folhas
1/2 talo de alho-poró cortado em rodelas bem finas
2 litros de água
azeite
sal a gosto

O preparo é fácil

Coloque o azeite em uma panela alta e deixe aquecer. Coloque as cebolas e o alho-poró, Deixe refogando por uns 5 minutos. Pique o salsão e junte com a cebola e o alho-poró. Mexa bem. Acrescente o tomate cortado em cruz. Prepare uma "cama" e coloque as cebeças de peixe sobre ela.
Cubra os ingredientes com a água e colque o sal, a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhando por aproximadamente 1 hora.
Após este período verifique se o peixe "desmanchou". Corrija o sal se necessário.
Coe o caldo e dispense a sobra. Reserve.

   Preparei uns petiscos para servir de entrada. Alguns comprei pronto, mas o principal, eu deixei pronto de véspera, para realçar o sabor - nada mais do que um bom ceviche de St. Peter (tilápia).


 
 

   Azeitonas temperadas com calabresa e ervas de provence e um acepipe interesantíssimo - alho espanhol temperado, que não tem gosto de alho e não deixa cheiro na boca - complementavam os petiscos de entrada. Era apenas um sinal da entrada apoteótica das "atrizes" principais.

 

   Bom, para as crianças, a opção foi uma paella de macarrão com frango e linguiça calabresa. Mas tinha também, cenoura, salsinha, salsão e tomatinho picado. O preparo é simplíssimo, é só preparar o macarrão do jeito que voce está acostumada; porém, com um detalhe importante, frite as linguiças em rodelas grossas e o frango (cortado em cubinho) antes de acrescentá-los ao macarrão.

   A outra paella, fiz da maneira tradicional, já que a expectativa de comermos frutos do mar no dia dos namorados, cria uma boa expectativa ao romance do dia ou da noite. Ops! voltemos a receita. Paella com frutos do mar!
   Fiquei me perguntando como não tinha postado ainda, esta receita. Que distração a minha! mas vamos corrijir isto, agora!

 

   Lembram-se do caldo de peixe, lá no início da nossa conversa? Pois então. Vamos utilizá-lo agora.
   Na paella usei o arroz parboilizado, mas voces podem usar outro de sua preferência. Vamos aos demais ingredientes.

Ingredientes:

3 xícaras de arroz
500gr de mexilhão
500gr de lula
500gr de camarão médio limpo (sem cabeça e sem casca)
500gr de polvo
1 kg de peixe de carne branca cortado em cubos (usei cação)
1 kg de camarão rosa médio (sem cabeça/com casca)
3 talos de salsão cortados bem finos
1 talo de alho-poró cortado em rodelas bem finas
1 cebola roxa cortada em pétalas
2 cebolas médias cortadas em pétalas
4 cenouras cortadas em cubinhos
200gr de ervilhas cozidas (em lata)
1 linguiça calabresa cortada em rodelas grossas
pimentão vermelho
pimentão amarelo
2 colheres de chá de lemon pepper 
1 litro de caldo de peixe
azeite
sal a gosto

Modo de fazer:

   Unte a paellera com uma dose generosa de azeite. Doure as cebolas roxa e branca ou até ficarem macias; acrescente o alho e alho-poró. Mexa bem. Coloque o arroz e misture com estes ingredientes. Refogue por alguns instantes. Coloque devagar o caldo de peixe até cobrir o arroz.
   A linguiça e o camarão com casca devem ser fritos em frigideiras separadamente. Tempere os camarões com o lemon pepper e sal. Depois de pronto, reserve os dois.
   Voce deve colocar os frutos do mar quando o arroz já estiver quase cosido. Vá acrescentando os frutos do mar devagar, misturando-os com o arroz.
 Cozinhe separadamente, no azeite, os pimentões. Os vermelhos corte-os em tiras finas e os amarelos em pedaços grandes. Reserve pois eles entrarão na decoração, junto com as ervilhas, a linguiça e os camarões com casca.
   Quando o arroz e os frutos do mar estiverem cozidos, decore a paella ao seu gosto ou da maneira que está na foto. Sua criatividade é quem conta nesta hora. Voilá! Está pronta. Sirva imediatamente, pois sua amada está faminta.

Esta receita atendeu 25 pessoas, entre namoradas, esposas, filhos e até um ex-cunhado, muito querido.

4 comments:

  1. Ciao Luiz, grazie per essere passato dal mio blog. Ho visto che hai pubblicato anche qualche ricetta italiana ... peccato io non capisca una parola di portoghese! Complimenti!
    Stefania Profumi&Sapori

    ReplyDelete
  2. Me encantan los mariscos y sus diferentes aplicaciones en la cocina. Unas fotografías que invitan a probar tus recetas... que bien!

    ReplyDelete
  3. Bom dia, você tem a receita do alho espanhol?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lenize,

      Eu achei um site em que se propõe a ensinar. Veja a parte do texto que lhe interessa:

      "Basta solicitar por marceloweidner@globo.com que eles enviam a apostila completa com vídeo explicativo de como proceder nas etapas de processamento, assim como montar a estufa de envelhecimento utilizando energia limpa e reciclável, o que sigifica não gastar com energia elétrica. A empresa patenteou um sistema para produção de alho negro que reaproveita a energia do sistema de frio alimentar de um supermercado ou quitanda para fermentação e maturação do mesmo.

      Caso não queira produzir seu próprio alho em casa, a empresa de Weidner (Santana do Parnaíba) vende o alho pronto.

      Abs.

      Luiz - Cozinhando com Amigos

      Delete