Tuesday, May 8, 2012

Molho de Tomate

 

    E já que falamos de tomates no post anterior, lembrei-me de que minha filha mais nova, tem uma predileção por minha receita de molho de tomate. Ela acha que ele é diferente dos outros que ela já provou e diz que o meu é bem mais gostoso. Claro que relevo a sua preferência, considerando ser ela minha filha e por isso o "molho de tomate do papai" ser sempre o mais gostoso.
    Quando pesquisamos na internet, uma receita de molho de tomate, aparecem milhões de receitas. Cada um tem uma receita caseira que sua avó ou mãe fazia; e tem as opções industrializadas, as quais abomino pela impessoalidade e uso de tantos produtos artificiais.
   Tietagem da Juju à parte, o molho de tomate que faço, é o resultado de uma experiência sem muitas pretensões quanto a um resultado fantástico. O que conta, acredito eu, é a maneira de fazer, cozinhando bem devagar, apurando o sabor; apesar de usar ingredientes bem conhecidos, procuro combiná-los de maneira que resultem em um sabor diferenciado.
   Então, vou escrever aqui, a maneira como eu faço. Quem sabe algum dia, quando uma filha ou neta (ou neto, e porque não!?) quiser saber como papai ou vovô fazia, estará aqui o "segredo" revelado.

Ingredientes

2,5 kg de tomates
2 cebolas grandes bem picadas
5 dentes de alho bem picados
1 talo grande de salsão fatiado bem fino
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de chá de noz moscada
azeite extra virgem
água quanto baste
sal a gosto

Obs.: Eu não gosto de pimenta do reino, mas se você quiser um molho mais picante, substitua a páprica doce pela picante.

Fazendo

Retire a pele e as sementes dos tomates e corte-o em pedaços pequenos. Reserve. 
Em uma panela de borda alta, aqueça o azeite e ponha as cebolas para refogar. Deixe fritar até que dourem e então acrescentem o alho e o salsão. 
Coloque o tomate e refogue-o em fogo baixo (160ºC) até que o tomate esteja bem macio. Tempere com o sal, a páprica e a noz moscada. Mexa bem. Coloque um pouco de água e continue a mexer. Acrescente o açúcar mascavo, para corrigir a acidez do tomate, mexendo para integrá-lo ao molho. Se for preciso, acrescente mais um pouco de água.
Diminua o fogo e deixe cozinhando de uma hora e meia a duas horas, para apurar bem o molho, dando-lhe uma boa consistência.

Pronto Ju! Aqui está a receita. De agora em diante quando você quiser fazer o molho de tomate do seu pai, é só seguir essa receita. Beijo!

2 comments:

  1. uma pergunta... quando que entra o tomate na panela??? tem que refogar o tomate ou joga ele depois de colocar um pouco de água?

    ReplyDelete
  2. Ops! Falha nossa Giani. Faltou um pedacinho do texto. Agora está corrigido. Veja: (...) Coloque o tomate e refogue-o em fogo baixo (160ºC) até que o tomate esteja bem macio.

    Grato pela observação e espero que agora fique mais fácil para você fazer o molho.

    Abs.

    Luiz

    ReplyDelete