Wednesday, April 25, 2012

Água-de-Coco x Caldo de Cana - Qual a melhor opção?


    Em um país tropical como o Brasil, onde o sol se faz presente constantemente, principalmente no sudoeste e nordeste, é comum encontrarmos nas praias brasileiras, barraquinhas vendendo água de coco e caldo-de-cana. Duas bebidas naturais que além de matar a sede, são fontes de energia e excelentes para a saúde.
   Mas certa vez, me perguntaram qual seria a melhor opção, em termos de qualidade nutricional, a água-de-coco ou o caldo de cana?
   Bom, eu não sou nutricionista, mas é perceptível que cada uma tem suas propriedades nutricionais; e as duas se complementam. O caldo de cana, por exemplo, possui mais calorias, podendo não ser a melhor opção para quem quer emagrecer, mas também possui mais carboidrato, que é uma importante fonte de energia para o funcionamento do corpo.
   Já a água-de-coco apresenta, por exemplo, grande quantidade de potássio, que está envolvido, junto com o sódio e o cloro, na manutenção do balanço hídrico, além de ser fundamental à atividade das células nervosas.
   Vejam na tabela abaixo, os nutrientes presentes nessas duas bebidas e escolha a sua preferida! De uma coisa você pode ter certeza, tanto uma quanto a outra são ótimas!


Água-de-Coco
Caldo de Cana
Energia (Kcal)
22
65
Carboidrato (g)
5,3
18,2
Fibra Alimentar
0,1
0,1
Cálcio (mg)
19
9
Magnésio (mg)
5
12
Fósforo (mg)
4
5
Manganês (mg)
0,25
0,21
Sódio (mg )
2
Tr*
Potásio (mg)
162
18
Vitamina C (mg)
2,4
2,8

*TR – Traço de um nutriente. Adotou-se o traço de nutrientes arredondados entre 0 e 0,5; 0 e 0,05; 0 e 0,005; e abaixo do limite de quantificação.


No comments:

Post a Comment