Monday, April 2, 2012

Bacalhau ao forno

 
  
     Semana santa. Já estamos na época de pensarmos mais naquele que marcou a humanidade com suas palavras de amor. Nos abstermos de comer carne neste período é uma tradição secular, na qual o peixe é o prato principal do cardápio cristão.
     Comer bacalhau é uma opção adicional a tradição do natal, uma vez que podemos repetir a receita de sucesso ou fazer uma nova. Afinal, são várias e cada uma com sua característica própria de elaboração. Mas posso afirmar que todas são excelentes, ainda mais para quem gosta de bacalhau, como eu.
      Já publicamos algumas receitas de bacalhau aqui no blog e esta agora será mais uma a compor nosso acervo e ficará à disposição de nossos amigos. Que tenham uma boa semana e uma boa Páscoa!

Ingredientes

2 kg de bacalhau do porto em postas (o investimento vale o preço)
600 g de batata
1 maço de couve
500 g de cebolas pequenas (chalotas)
250 g de azeitona preta
4 ovos cozidos
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de alho granulado
Azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau, de um dia para o outro, trocando a água de hora em hora. Reserve. No dia seguinte, cozinhe os ovos e reserve. Descasque as batatas e retire os talos da couve. Em uma travessa, arrume as postas do bacalhau, sobre o fundo em azeite. Coloque as cebolas, as batatas, as couves (enroladas), as alcaparras e o alho granulado. Tempere com sal e regue generosamente com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à temperatura de 230ºC por 40 minutos. Retire o papel alumínio e ponha para gratinar por uns 10 minutos. Finalize com os ovos cozidos, cortados ao meio e com as azeitonas pretas. Sirva quente.

Esta receita serve 10 porções.

No comments:

Post a Comment