Wednesday, April 25, 2012

Arroz Selvagem com Frango e Maça Verde

 

    Das quatro espécies de arroz selvagem que existem, três são encontradas na América do Norte e uma na Ásia. Sua classificação como espécie, porém, nada tem a ver com o arroz, pois ela na verdade, é uma gramínea. O que não lhe diminui em nada na utilização de pratos gourmets.
     Gosto de prepará-lo como uma surpresa aos convidados, já que aqui no Brasil, não faz parte de nosso dia-a-dia culinário. Raro, também, são os restaurantes que o utilizam em seu cardápio.
     Esta receita que apresento a vocês é um prato único, mas também pode servir como acompanhamento de um prato principal, com aves ou carne (pensei em um belo pernil de carneiro); mas enfim, a opção de escolha é de vocês. Desejo a todos um bom apetite!

Ingredientes

2 xícaras de arroz selvagem
2 peitos de frango (sem pele)
1 cebola média fatiada
3 dentes de alhos em pasta
1 maçã verde picada
½ talo de salsão (aipo) cortado em fatias bem finas
1 colher de sopa de uva-passa branca sem semente
1 limão Tahiti
1 colher de manteiga
1 pitada de pimenta síria (opcional)
5 fatias de pão de forma cortadas em cubinhos
Sal e azeite extravirgem a gosto

Modo de fazer

Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho, deixando-os dourar. Coloque o arroz e misture um pouco, para pegar o gosto do tempero. Tempere com sal a gosto. Acrescente água até cobrir o arroz (um dedo acima). Deixe cozinhando em fogo baixo com a panela tampada, por aproximadamente uns 10 minutos.
Raspe a casca do limão e reserve. Tempere o peito de frango com o suco do limão e corte-o em cubinhos, adicionando o sal e a pimenta síria a seu gosto.
Em uma frigideira com grelha, adicione a manteiga e frite os cubinhos do frango até ficarem dourados. Reserve.
Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente a maçã, o salsão, as uvas-passas e o frango. Misture os ingredientes e deixe o arroz terminar de cozinhar até ficar bem sequinho.
Aqueça o forno e coloque os cubinhos de pão de forma para torrar. Acrescente um fio de azeite sobre eles e polvilhe um pouco de orégano.
Quando o arroz estiver cozido, retire-o da panela e transfira-o para uma travessa. Finalize com os cubinhos de pão de forma (croutons). Sirva imediatamente.

Esta receita serve 8 porções.

No comments:

Post a Comment