Monday, April 30, 2012

Comida de Boteco - Bolinho de Aipim com Carne Seca

 

Estamos de volta com Comida de Boteco, trazendo mais uma iguaria que faz parte do extenso cardápio de comidinhas gostosas servidas nesses estabelecimentos populares.
Populares sim, mas nem por isso menos valiosos, no que vale a riqueza cultural e o sabor quase sempre inesquecível de seu acervo culinário.
Desta vez, vamos falar de um petisco que se pode comer em pé, no balcão do boteco, servindo por vezes de refeição aos apressados trabalhadores que não podem perder tempo e precisam resolver algum problema pessoal na hora do almoço. 
Com vocês: Bolinho de Aipim (Mandioca) recheado com carne seca.

Ingredientes

2 kg de aipim
1 xícara de (chá) de cheiro verde(cebolinha com salsa)
2 colheres de (sopa) de manteiga
2 gemas (use as claras para empanar)
3 colheres de (sopa) de farinha de trigo se for necessário
Sal a gosto para cozinhar o aipim
Clara e farinha de rosca para empanar

Recheio

300 g de carne seca dessalgada e desfiada
azeite extra virgem
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de (sopa) de extrato de tomate
salsinha a gosto (ou cheiro verde, se preferir)

Fazendo

    O recheio deve ser o primeiro a ser feito, bem saboroso, para agradar o freguês. Cozinhe a carne seca (charque) na pressão até ficar bem macia, desfiando. Desfie tudo ou coloque no processador se quiser ganhar tempo. Em uma boa frigideira, dessas de borda alta, o alho bem refogadinho no azeite, recebe a cebola, o extrato de tomate e a carne. Deixe refogando um pouquinho. Não mais do que 5 minutos. Coloque a salsinha, misture, e reserve.
     Você pode comprar o aipim (mandioca) já descascado, mas retire o fio de dentro, tá? Deixe cozinhando em água bem quente até que fique bem molinha. Escorra a água e amasse bem, para ficar em forma de purê. Coloque a manteiga, a salsinha, as gemas e sove bem, como se estivesse fazendo uma massa de pão. Se precisar use um pouquinho de farinha de trigo. Passe um pouco de azeite nas mãos e faça os bolinhos no formato de sua preferência. Abra um buraco no bolinho e coloque o recheio com uma colherinha de sobremesa. Feche o bolinho. Passe-os pela clara e depois na farinha de rosca. Leve os bolinhos à geladeira e deixe descansando por uns 20 minutinhos. Coloque o óleo na panela e deixe ficar bem quente. Frite-os aos poucos, até que fiquem bem dourados.

Dica: Não coloque muitos bolinhos de uma vez, para que o óleo não esfrie.

5 comments:

  1. bolinho de aipim com recheio de carne seca

    ReplyDelete
  2. Como fazer para os bolinhos não estourar? Obg bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Amanda, o bolinho só vai "estourar" se a massa estiver muito mole; ou seja, vc tem que acrescentar farinha para que ela fique consistente.
      Ao colocar a massa na geladeira ela já vai ter uma consistência mais durinha e ficará mais fácil de mantê-los íntegros.
      Outro detalhe, é que o óleo deve estar bem quente, para que a massa não absorva a gordura.
      Ok? Espero tê-la auxiliado!

      Delete