Tuesday, April 24, 2012

Pernil na cerveja preta

 

     A carne de suíno não é muito consumida aqui no Brasil. Não sei bem porque, talvez por razões culturais, clima tropical ou por simples preconceito. Mas nem vou entrar nesse assunto agora. O que importa é que apesar de tudo, é uma carne saborosa e de baixo custo, o que favorece sua utilização em diversos pratos bem saborosos.
    Por exemplo, hoje de manhã, preparei este pernil da foto. O pessoal daqui de casa adorou. Uma peça de pernil com batatas, tendo arroz com lentilhas de acompanhamento. Vamos à receita?

Ingredientes

2,5 kg de pernil com osso
1 kg de batatinhas
1 colher de sopa de ervas-de-Provence
1 cebola grande picada
300 ml de cerveja preta
1 colher de sopa de pimenta-rosa
1 colher de sopa rasa de sal
3 colheres de sopa de azeite extravirgem

Modo de fazer

Vamos preparar uma marinada. 
Pique a cebola e coloque-a em uma bowl. Adicione as ervas-de-Provence, a pimenta-rosa, o sal e o azeite. Misture bem. Adicione a cerveja preta. Reserve.
Se necessário, retire o excesso de gordura do pernil. "Lave-o" com limão e coloque-o em uma travessa. Adicione a marinada sobre ele. Cubra a travessa e com uma folha de alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Em um forno pré-aquecido e em fogo baixo (160ºC), coloque o pernil para assar por cerca de 3 horas. Retire o alumínio e acrescente as batatinhas. Deixe-as assando. Quando estiverem macias, desligue o forno e sirva imediatamente ou espere esfriar um pouco.

Esta receita serve 10 porções.

No comments:

Post a Comment