Wednesday, April 11, 2012

Mousse de coco - Receita de D. Jacy

 

   Essa receita encontrei no caderno de receitas de D. Jacy, a responsável por eu ter me enfurnado na cozinha desde garoto e querer aprender os segredos e mistérios do universo culinário. Um mousse de côco, que ela anotou como mousse de leite de coco. Dá no mesmo, uma vez que o resultado final é o que importa. Uma sobremesa rápida de fazer e que serve para o lanche da tarde ou mesmo como uma boa sobremesa.
     Considerei importante termos a imagem do seu caderno (agora sob os meus cuidados) para que vocês vissem como eram anotadas as receitas nos anos 50/60.

 

       Mas vamos fazer uma "tradução" das anotações, para nossos amigos de outros países poderem ler com mais facilidade.


Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco (500 ml)
3 claras em neve
5 colheres de sopa de água quente
1 pacote de gelatina sem sabor

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador, sendo que a gelatina é dissolvida à parte, em água quente.

Tem mais: Coloque o creme em tigelinhas e leve à geladeira, deixando lá por aproximadamente 1 hora. Sirva gelado.

Minha amiga Gica, lá da Bahia deu uma dica muito boa. Segue na íntegra:

(...) Eu só recomendo mesmo a todos que usem o côco de verdade! Dá um pouco mais de trabalho, mas nada se compara com o sabor delicioso e verdadeiro do fruto!
Descasca o coco, corta em lâminas, aquece 500 ml de água, bate no liquidificador (a água quente ajuda a extrair melhor o sumo do coco), coa na peneira e reserva o bagaço pra decorar a mousse e também pra fazer cocada! 

4 comments:

  1. Luiz,
    Isso é uma relíquia meu querido, parabéns!!!
    Guarde mesmo com muito carinho!
    Amei a receita e vou levar, ok?
    Sou uma apaixonada por tudo que leva coco.
    Dá até pra imaginar como ficou saborosa esse Mousse!
    Abrço gde. Re

    ReplyDelete
  2. Que legal, sua visita Re!

    Grato pelo carinho. Volte mais vezes.

    Abs.

    luiz

    ReplyDelete
  3. Adoro este tipo de receitas das antigas sempre que posso vou em busca delas com minha familia, adorei esta uma delicia. Abraços

    ReplyDelete
  4. Esta receita e uma preciosidade.Tenho a certeza que vai ser um sucesso quando a fizer.
    Obrigada por a partilhar.
    Um abraço

    ReplyDelete