Wednesday, April 25, 2012

A mesa com Monet - a gastronomia, a arte e a literatura


      Como vimos no ano passado, Monet além de um pintor que dispensa adjetivos, era um gourmand de fino paladar. Isso é fato e notório.
     A residência em Giverny, na França, era o cenário perfeito para degustação de pratos requintados e de sabores que atiçam nossa imaginação. Ainda bem que a historiadora Claire Joyes, nos brindou com um livro que traz dezenas dessas receitas.
    Traremos duas receitas bem tradicionais da culinária: uma entrada e um prato principal, mostrando como o mestre impressionista também era capaz de impressionar com seu bom gosto, literalmente. Com vocês À mesa com Monet.

Entrada

Cebolas Brancas Recheadas
Charlotte Lysés
(4 porções) 


Ingredientes

4 cebolas grandes, 250 g de carne de porco assado moído (ou frango ou fígado de vitela), 2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada, 2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas, 150 g de queijo do tipo suiço ralado.

Modo de fazer

Corte uma tampa de 1 cm de cada cebola. Branqueie a cebola em água fervente durante meia hora. Escorra e deixe esfriar. Retire o miolo deixando a cebola com 1 cm de espessura. Recheie com a mistura de carne, cebolinha, ervas e metade do queijo ralado. Ponha em uma forma untada e leve ao forno, em temperatura média, até dourar. Polvilhe com o restante do queijo. 


Prato principal
Coq au Vin
(4 porções)



Ingredientes

225 g de bacon magro em cubinhos, 125 g de manteiga, 12 cebolas pequenas, 1 frango de 2,3 kg em pedaços, 1 denete de alho, 1 bouquet garni, 200 g de cogumelos, 4 colheres de sopa de conhaque, 1 litro de vinho tinto, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, pão de forma frito em cubinhos.

Modo de fazer

Refogue o bacon na manteiga com a cebola. Reserve. Ponha os pedaços de frango para dourar, virando muitas vezes. Adicione o alho, o bouquet garni e os cogumelos (cortados ao meio, se forem muito grandes). Tampe e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Retire a gordura da superfície. Adicione o conhaque e flambe. Acrescente o vinho. Tampe novamente e cozinhe por mais meia hora. para verificar se está cozido, espete o frango com um garfo. Se estiver, retire e escorra, mantendo-o quente. Faça uma mistura de farinha e manteiga à temperatura ambiente para dar liga ao molho. Mexa rapidamente. Assim que engrossar, junte os pedaços de frango, o bacon e as cebolas. Guarneça com pedacinhos de pão frito. Sirva bem quente. Fica excelente quando guardado na geladeira e reaquecido em banho-maria.

No comments:

Post a Comment