Monday, April 23, 2012

Batata Rosti - uma receita da Suiça

 

     Tem dias em que a gente abre a geladeira e o desafio a nossa capacidade criativa se faz presente de maneira bem significativa, não é mesmo? Principalmente pro pessoal que mora sozinho e trabalha o dia inteiro. Nada contra o macarrão instantâneo, mas convenhamos, que opção mais infeliz! Essa deve ser a última antes do fim do mundo. Mas tudo bem, gosto não se discute.
    E já que falamos de gosto, vamos conhecer ou aprender a fazer um prato que dá pra fazer a diferença e é bem original. Batata Rosti.
    Um prato tradicional da Suiça e por isso também conhecido como batata suiça, é um prato que você pode fazê-lo com uma diversidade de ingredientes, mantendo é claro, a sua base, que são as batatas. Vamos fazer aqui, desta vez, um com alho-poró e cream cheese. Vamos aos ingredientes.

Ingredientes

400 g de batatas
250 g de cream cheese
2 talos de alho-poró
azeite extra-virgem
pimenta (opcional)
sal a gosto

Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água quente com sal. Mas não deixe cozinhar demais, para que não fiquem muito moles. Quando estiverem cozidas, leve-as ao freezer e deixe-as lá por uns 10 minutos. Retire do freezer e passe-as no ralador, formando tirinhas. Reserve.
Prepare o recheio. Corte em fatias o alho-poró em fatias e misture-o ao cream cheese. Faça uma pasta homogêa (se quiser tempere com a pimenta).
Aqueça uma frigideira com fundo antiaderente, coloque o azeite e preencha o fundo dela com parte das batatas raladas. Aperte até compactar bem. Em seguida coloque o recheio e depois faça outra camada de batata ralada, em cima. Aperte até ficar consistente e vá acrescentando azeite aos pouco para não grudar no fundo da frigideira.
Verifique se o fundo está dourado. Está na hora de virar. Deixe dourar e pronto. Sirva imediatamente!

Esta receita serve 4 porções

2 comments:

  1. Deliciós aquest rosti!! amb el farcit de porro i formatge ha de quedar espectacular!!

    ReplyDelete