Thursday, April 26, 2012

A Gastronomia no Cinema - A Festa de Babette

 

     Já havia tempo que eu queria escrever sobre a culinária no cinema. Primeiro por que esta é uma das propostas do blog – mostrar a importância da culinária no universo cultural cinematográfico (mesmo que originário da literatura); segundo, porque os pratos apresentados, mesmo que passem despercebidos para a maioria, por vezes tornam-se mais populares, na medida em que a mídia faz dá destaque necessário ao prato e principalmente a seus autores.
       Os restaurantes incluem em seus cardápios, tais pratos; as pessoas comentam independente se gostam ou não do prato, mesmo que nunca tenham comido ou tenham a motivação necessária para fazê-lo.

O filme

    Iniciamos por um prato especial, que fez parte de uma das cenas do filme A Festa de Babete (1987). Um filme em que o cenário e as cenas em que os personagens encontram-se à mesa, chamam nossa atenção e imprimem em nossa mente a lembrança dos pratos preparados pela personagem principal. O prato é Codorna Assada. 
 


    Eu pensava que a preparação de codorna fosse uma coisa complicada, ainda mais que não é um prato tão comum assim no uso do dia a dia brasileiro. Mas para Babete, isto não foi empecilho, e a cena foi marcante para mim. Uma referência que me marcou definitivamente.

Os ingredientes

1 pacote de 500 g de massa folhada pronta
1 ovo batido
4 codornas
1 colher de sopa bem generosa de manteiga (e mais um pouco)
1 colher de sopa de óleo (e mais um pouco)
200 g de fois gras (a versão do filme leva esse ingrediente, mas pode ser opcional)
16 tiras de bacon
1 cebola chalota picada
250 g de cogumelos fatiados
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Fazendo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Desenrole a massa folhada, que deve ter cerca de 3 cm de espessura. Corte-a em círculos de 10 cm de diâmetro. Marque um raio de 1,5 cm da borda de cada círculo, tomando cuidado para não furar a massa.

Pincele a borda dos círculos com o ovo batido. Leve-os ao forno e asse por cerca de 15 minutos, ou até que dourem. Deixe esfriar e remova o centro de cada círculo de massa, formando um grande vol-au-vent (aperitivo francês em formato de cestinha). Aumente a temperatura do forno para 220ºC.

Com uma faca afiada, faça um corte ao longo de um lado da espinha da ave. Faça o mesmo do outro lado e remova a espinha. Repita o mesmo procedimento em todas as codornas. Então as lave, seque bem e tempere com sal e pimenta por dentro e por fora.

Aqueça a manteiga e o óleo em uma panela. Acrescente as codornas e deixe que dourem por igual. Reserve a manteiga na panela.

Pressione as costas das codornas até que voltem à forma original. Recheie cada ave com 50 g de foie gras, caso você opte por usar o ingrediente. Coloque-as numa assadeira e cubra o peito e as coxas de cada ave com as tiras de bacon. Leve ao forno, asse por 10 minutos e deixe repousar por 5 minutos.

Enquanto isso, na panela usada para dourar as codornas, refogue a chalota na manteiga até que comece a ganhar cor, acrescentando um pouco mais de manteiga e de óleo, se necessário. Adicione os cogumelos e refogue-os até que comecem a soltar líquido. Continue refogando até o líquido evaporar.

Ponha um vol-au-vent em cada prato. Coloque uma porção de cogumelos dentro de cada um e, por cima, uma codorna. Regue com o molho que ficou na assadeira onde as codornas foram assadas.
  
Esta receita foi extraída do livro Jantares de Cinema, de Becky Thorn - Tradução de Daniel Veloso. Ed. Gutemberg, 2011.

No comments:

Post a Comment