Tuesday, April 10, 2012

Comida de boteco – Carne-seca com Abóbora

 

Se tem uma coisa que deveras é uma instituição no Brasil, é o Boteco. Para os totalmente desavisados e amigos de outros cantos do mundo, chamamos carinhosamente de boteco, os pequenos (nem sempre tão pequenos) botequins das cidades brasileiras. Normalmente não oferecem muito conforto, como por exemplo: espaços amplos, ar condicionado, lugares reservados, etc e tal.
Em Portugal chamam de botica; na Espanha, bodega; daí vem a origem destes recintos tão tradicionais nos grandes centros urbanos. Espalhados pelo país inteiro, os botecos, são responsáveis pela produção de uma diversidade de iguarias, que não me atrevi a listar, pois já seria motivo até de uma tese de mestrado (se é que já não escreveram).
Ponto de encontro tradicional de boêmios, artistas, compositores, músicos, e outros tantos fregueses, o boteco inicialmente era um lugar onde vendia-se bebida alcoólica e consequentemente petiscos e refeições de bom preço.
No Brasil, a cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, é a detentora do título da cidade que mais tem botecos, com aproximadamente 12.000 estabelecimentos funcionando até ontem – talvez já tenham inaugurado mais alguns até você terminar de ler esta matéria. Rio de Janeiro e São Paulo, também fazem parte da lista de cidades que também tem uma boa quantidade destes estabelecimentos.
Independente da atividade original que era vender bebidas alcoólicas, vários botecos notabilizam-se pela sua culinária de boa qualidade. Como disse anteriormente, petiscos e pratos simples de origens diversas, fazem parte do cardápio, e apesar da aparente simplicidade muitos pratos requerem tempo e talento na sua preparação.
Desta vez, vamos a uma receita típica da região nordeste, mas que se adaptou bem em quase todo lugar, onde ela é feita. Carne-seca com abóbora.
A receita da querida atriz e cozinheira de mão cheia, Solange Couto, também autora do livro Receitas de Botequim (Ed. Melhoramentos em parceria com a revista Caras). Solange dá a dose certa, para que este prato seja uma boa opção para receber amigos ou mesmo servir no dia a dia, em casa com a família. De rápida preparação, o prato tem por acompanhamento, apenas arroz. Mas fiquem à vontade se quiserem agregar mais algum outro.



Ingredientes

1 kg de carne-seca cortada em pedaços
2 colheres de sopa de óleo (de sua preferência)
1 cebola ralada
3 dentes de alho amassados
1 pimentão cortado em tirinhas
1 tomate picado
Sal e pimenta a gosto
2 kg de abóbora com casca, lavada e cortada em cubos
Salsa picada

Modo de fazer

Escalde a carne-seca 3 vezes, no mínimo, depois escorra bem. Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte a carne seca, o pimentão, o tomate e tempere com sal e pimenta, a gosto. Misture bem e refogue por alguns minutos. Acrescente os pedaços de abóbora com a casca virada para cima, regue com ½ copo de água e abafe por 10 minutos ou até a abóbora ficar macia. Polvilhe com salsa picada e sirva acompanhada de arroz branco.

Esta receita serve 8 porções.

No comments:

Post a Comment