Sunday, April 29, 2012

Molho à Bolonhesa

 

    Hoje comemoramos o aniversário do Pedro, meu filho. Uma coincidência de datas que nem sempre a gente tem a oportunidade de ter durante nossa vida. Fazer 29 anos no dia 29; no caso, do mês de abril.
    Pensei em um bom presente, e claro, escolhi algo que certamente ele gostaria. Preparei uma lasanha com queijos e presunto de peru defumado. Acompanhando, uma peça de pernil com ervas de Provence.
    Publiquei no Facebook e o povo logo pediu a receita, mas essa eu acho tão fácil que é só comprar uma boa massa semi-pronta que no verso da embalagem já vem a receita. Bem prática. 
   Pois bem, o que eu sempre considerei que o que dá o toque essencial é o molho; e cada cozinheiro tem sua receita pessoal, segredos de família ou nem tão secretas assim. Hoje em dia, a gente encontra diversas delas na internet e por isso aproveito para acrescentar mais essa.
     Como é um molho, é bom lembrar que ele tem que ter uma consistência mais líquida, mas cuidado para não ficar aguado. A escolha dos ingredientes também deve ser cuidadosa, quanto mais frescos forem, melhor o resultado. Vejamos a receita!

Ingredientes

1 kg de acém (ou patinho) moído na máquina
3 cebolas médias cortadas em pétalas
5 dentes de alho fatiados
6 tomates maduros sem cortados em cubinhos e sem sementes
2 vidros de polpa de tomate (680g cada)
2 latas de tomates sem pele e sem sementes
1 colher sopa de orégano
1 colher de cafezinho de noz moscada
1 colher de cafezinho de lemon pepper
sal
azeite extra virgem
água no tanto que baste

Fazendo

Coloque as cebolas para fritar em azeite. Deixe dourando; o aroma invade a cozinha. Coloque o alho fatiado; percebe-se de longe que algo está acontecendo. Os tomates entram nessa hora, para serem bem refogadinhos. Mexa esses ingredientes e adicione o orégano. Mexa mais um pouco e adicione mais um pouco de azeite. Agora é a vez do acém entrar na panela, moidinho, deitando nessa cama temperada. Sal e noz moscada cobrem a carne em dose pequena, com cautela, pois você ainda vai corrigir o molho lá na frente. A colher de pau mistura os ingredientes; carne e temperos. A polpa de tomate começa a dar a cara do molho; mexendo com a colher, você vai fazendo a mistura ficar mais homgênea. Coloque então, os tomates sem pele. O molho já está engrossando. Se preciso for, coloque um pouco de água, para ficar mais molhadinho. Adicione o lemon pepper. O único tempero que é opcional, pois você pode trocá-lo por uma boa pimenta-dedo-de-moça. Isso tudo deve estar cozinhando em fogo baixo. Sem pressa, deixando apurar. Prove um pouquinho em pedacinho de pão francês, daqueles bem crocantes. Se precisar, então, corrija o sal. Está quase na hora de apagar o fogo. Mais uns 10 minutinhos e fica pronto. Já deu? Então apague o fogo, pois seu molho à bolonhesa está prontinho para compor sua lasanha - estrêla principal do almoço.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment