Friday, April 13, 2012

Lasanha de Bacalhau

 

    Fim de semana chegando, então é tempo de sair do trivial ou quem sabe incrementar um pouco a opção de fazer uma boa massa neste domingo.
     Ontem passei pelo supermercado e vi que tinha uma promoção de lascas de bacalhau do Porto, à R$19,00/kg. Uma oferta dessas é imperdível e me veio logo a idéia de fazer uma Lasanha de Bacalhau.
     Sei que alguns amigos portugueses torcerão o nariz por conta dessa receita; pois segundo eles, o bacalhau não deve ser misturado à massas em geral. Eu não quis questionar o porque deste "purismo" e exclusividade, pois acho que o bacalhau se dá bem com quase tudo - verduras, massas, arroz, pizzas. É claro que feijão com bacalhau é uma excentricidade que jamais me passou pela cabeça em fazer!
     Mas sei que a opinião deles não é, nem de longe, uma unanimidade; e como aqui no Brasil, a miscigenação é uma coisa tão natural, nada como fazer uma integração entre Itália, Portugal e Brasil, preparando este prato que é tão apreciado por um incontável número de pessoas.
     Os ingredientes são bem poucos, mas de prefrência na hora de comprar, pelos naturais, isto dará um sabor diferenciado e bem mais saudável.

Ingredientes

500 g de lascas de bacalhau do Porto
500 g de massa fresca (folhas) para lasanha
600 g de tomates sem pele e sem sementes
3 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de noz-moscada
500 g de muçarela ralada
azeite-extravirgem
sal a gosto
folhinhas de dill (erva-doce)

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau, de um dia para o outro, trocando a água de 2 em 2 horas. Cozinhe o bacalhau em azeite, por cerca de 10 minutos e reserve.
Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure as cebolas e o alho. Adicione os tomates bem picados e um pouco de água para não queimar. Deixe refogando em fogo baixo, até o molho ficar espesso.Tempere com sal e a noz moscada. Reserve.
Cozinhe a massa fresca em água quente e faça uma primeira camada, em uma forma refratária, com fundo em azeite. Coloque uma porção das lascas de bacalhau e em seguida cubra com o molho de tomate e uma cobertura de muçarela ralada. Cubra com outra folha da massa e repita o procedimento até finalizar. Leve ao forno por 20 minutos, à temperatura de 180ºC. Deixe a muçarela gratinar. Retire do forno, decore com folhinhas de dill (erva-doce) e sirva ainda quente.

Bom apetite!

Esta receita serve 8 porções.

No comments:

Post a Comment