Wednesday, April 4, 2012

Cataplana de Bacalhau

 

     Que os patrícios de além-mar são exímios cozinheiros, disto nós do lado de cá, já sabemos a mais de 500 anos. E nesse período de convivência, fomos aprimorando técnicas e receitas em diversos pratos; mas cá pra nós, o jeito dos portugueses prepararem uma boa bacalhoada, é de tirar o chapéu, meu senhor!      
     Não decorei ainda, toda a diversidade de maneiras de se fazer este nobre peixe; que de norueguês, só tem a origem, pois o manejo e a ciência do fazer, vem das terras lusitanas.
    Como a páscoa, é o período em que ele se sobressai, o bacalhau ainda é senhor na preferência do cardápio domingueiro; e nada como mais uma boa receita, para vocês brindarem seus amigos e familiares. Desta vez, vamos conhecer o bacalhau feito na cataplana, que é uma panela típica da região do Algarve; com duas cubas articuladas unidas por presilhas, parecendo um marisco. Os alimentos são cozidos um pouco à vapor e um pouco na pressão. Se você não possuir um utensílio deste (desde já, coloque na lista de pedidos para algum amigo ou parente que more lá, traga uma de presente), use a tradicional panela de pressão, que dará um bom resultado também.

 

     Os ingredientes podem ser substituídos por outros, caso não goste de algum dos aqui indicados. Mas vamos ver se você resiste, ok!?

Ingredientes

500 g de bacalhau
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
20 vieiras (ou mariscos) com casca - que devem estar bem limpas
15 lagostins
1 pimentão vermelho cortado em quadrados
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
6 batatas médias e cortadas em cubos
2 folhas de louro (opcional)
1 colher de café de páprica picante (opcional)
sal a gosto
1 colher de sopa de salsinha picada

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água de 2 em 2 horas. No dia seguinte, coloque-o na cataplana (ou panela de pressão) com o azeite e os demais ingredientes. Tempere com o sal e leve ao fogo baixo (160ºC) por aproximadamente 30 minutos. Retire da cataplana, coloque-o em uma travessa e finalize com a salsinha picada.

Bom apetite!

Esta receita serve 4 porções.


2 comments:

  1. Io adoro il baccalà! Questa ricetta è super :)

    ReplyDelete
  2. Visite a n/Página
    https://www.facebook.com/pages/Produtos-de-Consumo-Corrente/164281356941713

    ReplyDelete