Monday, April 16, 2012

Comida de Boteco - Chambaril / Osso Buco


    A primeira vez que eu comi este prato, já tinha passado dos 20 anos. Até então, não tinha tido a oportunidade de degustar esta iguaria. O termo chambaril, é mais usado no nordeste do Brasil, denominando o músculo da perna do boi - o corte acima da canela e abaixo do joelho - ou seja, é um músculo com osso. Os italianos o conhecem por osso buco, que significa literalmente, "osso furado".
      O interessante é que a minha "estréia" não foi em um restaurante italiano ou outro mais requintado. Foi em uma feira livre, em uma cidade próxima a Brasília, chamada Feira do Guará. Atendendo a um convite de um colega de trabalho, o Barbozinha, fui conhecer o tal chambaril nordestino.
     Posso dizer que foi uma grata surpresa, pois ao chegar lá, me deparei com um boteco, daqueles bem simples, montado em um box na feira, com uma variedade de comidas típicas nordestinas e goianas. Tinha de tudo ali, Buchada de bode, carne-de-sol, mocotó, panelada (um espécie de feijoada, feita com favas), sarapatel, galinhada, arroz com pequi, e uma infinidade de outros pratos bem com calorias suficientes para engordar só de olhar.
     Barbozinha, freguês antigo, me apresentou a D. Jurema, pernambuca de uns 60 anos e com mais de 30 anos morando em Brasília. É a dona do boteco e a chef de cozinha do boteco. Disse-lhe que era a primeira vez que eu comeria chambaril e ela então, fez questão de me servir. Colocou no prato uma porção generosa de polenta mole, e uma porção do músculo com osso. Não havia necessidade de arroz, a não ser que eu fizesse questão; e uma boa pimenta malagueta (daquelas que ficam mais de 3 anos curtindo no azeite) daria o toque final.
     Simplesmente fantástico! A carne macia - resultado de seu cozimento em panela de pressão - desmanchava-se em minha boca. A polenta quentinha, fazia o acompanhamento perfeito. Fiquei fã, naquele momento!
     S forma de fazer o chambaril, é simples, o que vamos encontrar de diferente, são os ingredientes no seu preparo, variando de uma região para outra e da sofisticação que se queira dar.
     Vamos à receita? Anotem.

Ingredientes

4 ossos bucos
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola grande picadinha
1 tomate vermelhinho em cubos
3 dentes de alho picadinhos
1 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)
300 ml de vinho tinto seco
sal a gosto
água quente suficiente para cozinhar a carne
Ervas finas para finalizar

Modo de fazer

Em um saco plástico para cozinhar alimentos, coloque a carne, a cebola, o alho, a pimenta, o sal e o vinho; deixe marinando na geladeira durante a noite. Aqueça o azeite numa panela de pressão, e retire a carne da marinada (reserve a marinada) e refogue a carne até dourar bem e dourar também o fundo da panela. Acrescente a marinada o tomate e água quente o suficiente para cozinhar a carne, tampe a panela e deixe cozinhar, por 40 minutos. Olhe na metade do tempo, se necessita de mais água. Assim que estiver bem cozida retire da panela sirva com a polenta finalizando com ervas de sua preferência - tomilho, erva-doce, salsinha, ou outras.


Polenta

Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola picadinha
1 litro de água
2½ xícaras  de chá de fubá de milho
sal a gosto
200 ml de creme de leite
50 g de queijo parmesão ralado
Modo de fazer
Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte a água (reserve um pouco) e deixe ferver. Adicione o fubá misturado com a água reservada e o sal. Mexa bem até engrossar e cozinhar bem o fubá, cuidando para não encaroçar. Desligue o fogo acrescente o creme de leite e o queijo ralado e misture bem.

3 comments:

  1. Esse blog está maravilhoso! O autor faz comentários de forma muito simpática e as receitas são divinas. Parabéns!

    ReplyDelete
  2. Olá! A receita nordestina e diferente dessa. Leva muitos vegetais como chuchu, quiabo, cenoura, repolho, tomate que são chamados cozidos. Polenta não existe aqui. O pirão verdadeiro é o caldo do mocotó q é separado em outra panela e durante fervura vai se acrescentando farinha de mandioca. Fica muito bom. Abraços desde Recife

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade amigo ou amiga!

      Confesso que gosto muito da receita brasileira! Esta porém, é típica italiana.
      Gostei da sua visita e espero que volte mais evzes. Quem sabe, trazendo uma boa receia caseira da família, para a gente publicar.

      Abraços,

      Luiz

      Delete