Sunday, April 8, 2012

Mousseline de Abóbora com Camarão Gratinado sobre Crosta de Castanha-do-Brasil

 


    Domingo de páscoa merecia uma novidade. O prato principal já estava escolhido - Bobó de Camarão (que merece uma receita à parte). Mas eu queria testar uma receita nova, que já estava no meu pensamento durante toda a semana: Mousseline de abóbora com camarão gratinado sobre crosta de castanha-do-brasil. 
     Aproveitei os ingredientes bem brasileiros e mantive a tradição de comer peixe ou frutos do mar, nesta ocasião.
     Você poderá aumentar a quantidade dos ingredientes de acordo com o número de convidados. Basta fazer o cálculo proporcional. Veja a receita.

Ingredientes

1 kg de abóbora-pescoço
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho cortado em fatias
250 g de queijo parmesão em cubinhos
5 castanhas-do-brasil granuladas
10 camarões sem cabeça
1 cálice de vinho branco seco
pimenta síria a gosto
azeite extra virgem
sal a gosto
alho-porró em fatias finas

Modo de fazer

Retire a casca e as sementes da abóbora. Corte-a em cubos pequenos e reserve.
Deixe os camarões marinando por 20 minutos em vinho branco, temperados com sal e azeite.
Em uma panela com azeite, refogue a cebola e o alho até ficarem bem macios. Coloque a abóbora e adicione um pouco de água. Deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, por 20 minutos ou até a abóbora ficar bem macia. Mexa bem até formar um creme consistente. Acrescente o queijo parmesão ralado e tempere com o sal e a pimenta-síria, a seu gosto. Deixe apurando em fogo baixo por mais 5 minutos, mexendo sempre até a água secar. Reserve.
Retire os camarões da marinada e seque-os com papel toalha. Em uma frigideira com grelha, aqueça o azeite extra virgem e coloque os camarões aos poucos para não criar água. Reserve.
Coloque a abóbora em forminhas de porcelana. Cubra com uma fina camada de castanha granulada e finalize com o camarão e anéis de alho-porró.
Leve ao forno para gratinar. Sirva imediatamente.

Esta receita serve 10 porções.

3 comments:

  1. Adorei a receita, seu blog é muito show. Acho que ele se tornou o meu companheiro das horinhas vagas. Quanto ao ingrediente da receita, o nome é castanha-do-pará. Tem um tempo que a mídia quer vender esse produto com outro nome, não culpo você, sei que acabamos absorvendo o que se repete tanto.

    Abraço, parabéns!!!!

    ReplyDelete
  2. Eu passei a chamar de Castanha-do brasil também e confesso que acho mais justo, pois segundo me consta é genuinamente brasileira, e está em todo território nacional, mas é "acho, não pesquisei".
    Quanto ao blog sempre passo por aqui e deseducadamente esqueço de deixar meu registro,o que seria o mais correto e justo como forma de reconhecimento pelo carinho do autor do blog que dedica seu tempo. Obrigado então.

    ReplyDelete
  3. Olá Paulo!

    Grato por sua visita e seu gentil comentário. Não do que se desculpar, o importante é que você tenha gostado das publicações e que esteja passando por aqui de vez em quando. Um bom fim de semana e bom apetite!

    Luiz - Cozinhando com Amigos

    ReplyDelete