Tuesday, April 17, 2012

Risoto com Funghi Secchi

 

       Ontem nós vimos uma receita do Chef Paulinho Pecora, na qual ele utiliza o funghi secchi acompanhando um belíssimo talharim. Espero que vocês tenham gostado, ou mesmo anotado para fazer no próximo fim de semana.
       Então, vamos continuar a usar o funghi secchi em mais outra receita; só que desta vez vamos ensinar a fazer um risoto utilizando este ingrediente tão saboroso.
Cremoso, com seu aroma característico, o risoto al funghi substitui à altura o talharim e serve como opção para quem não pode comer glúten – contido no macarrão; além de ser um prato tradicionalmente italiano, o risoto é rápido de ser feito e serve para aquelas situações em que você recebe visitas de última hora para o almoço ou jantar.
       O segredo de sucesso de uma boa receita de risoto, além da escolha do arroz a ser utilizado e dos cogumelos mais adequados, é deixar o risoto “descansar” quando preparados, coberto por uma tampa, durante cerca de 3 minutos antes de servir.
        Vamos à receita:

Ingredientes

1 colher de chá de manteiga
1 cebola pequena, cortada em cubos
Páprica picante
50 g de cogumelos porcini secos reidratados ou 400g de cogumelos porcini frescos
320 g de arroz arbório ou carnaroli
200 ml de vinho branco seco
500 ml de caldo de carne ou de legumes
Queijo parmesão ralado fresco (quanto baste)
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Para preparar um risoto cremoso de cogumelos, igual ao do restaurante, primeiro você deve lavá-los em água corrente e hidratá-los em água morna por cerca de 20 minutos.
Tire-os um por um da água (reserve-a), verificando se não restaram resíduos de terra ao longo das bordas, principalmente na base dos talos. Corte a capela dos cogumelos em fatias.
Em uma frigideira derreta a manteiga e adicione a cebola e cozinhe em fogo baixo até a cebola dourar, junte os cogumelos e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique branco, mexendo sempre.
Junte a água do cogumelo reservada, desprezando o fundo, pois pode haver algum resíduo.
Junte uma concha do caldo de carne ou de legumes e mexa até secar. Adicione a páprica e os demais temperos e deixe cozinhando por 30 segundos.
Acrescente outra concha do caldo e continue esta operação até terminar o caldo ou o arroz ficar al dente.
Depois de cozido, desligue o fogo, acrecente a manteiga e o queijo parmesão ralado. Deixe o risoto descansar por alguns 2 a 3 minutos com a panela tampada. Sirva decorado com fatias de cogumelo mantidos à parte.

3 comments:

  1. Miam! Esse risotto parece mesmo muito bom!

    ReplyDelete
  2. Olá Luiz Claudio, adoro suas receitas! Você explica muito bem! Um abraço! Lizandra.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela sua vista e por seu amável comentário, Lizandra! Seja sempre benvinda!

      Luiz

      Delete