Monday, April 16, 2012

Talharim ao funghi com cerveja stout - Paulinho Pecora


     Hoje de manhã, a gente estava conversando a respeito de funghi seco, e deu aquela vontade de preparar um prato que pudéssemos utilizar este ingrediente tão especial e tão saboroso. Decidimos que uma massa, seria uma boa opção para realizarmos nosso desejo e fui em busca de uma receita inusitada. Algo que fosse diferente daquilo que eu soubesse fazer.
    Visitei, então, o site do amigo Paulinho Pecora, exímio e talentoso chef italiano, residente em São paulo, cujas receitas de massa, arrebanham uma legião de apreciadores e fãs. O site chama-se O Mago das Panelas e recomendo a visita.
     A opção escolhida foi a do talharim ao funghi com cerveja stout - um contraste entre o adocicado da cerveja e o sabor marcante do funghi. Mais inusitado do que isso, não achei; e depois com a grife do Pecora, a chance de não ser do agrado era minimíssima.

Ingredientes

500 g di Fettuccinne
1 colher sopa de Azeite
30 g de Manteiga
200 ml de Creme de leite
1 colher de sopa de Paprica doce
1 Cebola picada
200 g Funghi Secchi Hidratado
200 ml de Cerveja stout
sal e pimenta a gosto 


Modo de fazer

Cozinhe a massa em água e sal.
 
Hidrate os funghi com água quente: deixe de molho por 20 min, escorra bem num pano limpo para tirar as impurezas e reserve o caldo. 

Na frigideira, aqueça o azeite, derreta amanteiga e doure a cebola levemente. Acrescente o funghi e salteie. Corrija o sal e pimenta. 

Coloque a cerveja de uma só vez e espere evaporar todo o álcool (1 a 2 min). Ao reduzir, acrescente o caldo do funghi e aguarde reduzir novamente. Acrescente o creme de leite para dar uma cremosidade.

Escorra a massa, jogue nesse molho e salteie por 2 a 3 min. Se reduzir muito, acrescente leite para afinar o molho.

Montagem: Sirva a massa envolvida no molho e salpique a páprica, decore com uma bailarina de ervas.

2 comments:

  1. Agradeço imensamente as palavras e a gentileza, espero que tenha gostado, Abraços

    Chef Paulinho Pecora

    ReplyDelete
  2. Caro amigo! Nós é que agradecemos, pois a receita fez sucesso e desde então, faz parte do repertório das receitas de sucesso dos amigos de nosso blog. Felicidades e grato pelo gentil comentário!

    Luiz

    ReplyDelete