Ontem foi aniversário de D. Jacy. 80 anos fazendo amigos. veio do Rio de Janeiro comemorar com seu único filho e seus netos e netas. Obviamente faríamos uma festa. Mas o que fazer? Decidi, então, fazer um prato, que aprendi com ela e que muitos saborearam e aprenderam a gostar. Sua receita é simples, como sempre foi sua vida, mas com detalhes que espero poder passar a voces que queiram aprender a fazer um Cozido à portuguesa. Tem esse nome, porque foi a madrinha dela quem a ensinou. Ela era portuguesa e disse que era assim que fazia. A única diferença era que ela usava feijão branco também, item que não usei. Mas se alguém quiser acrescentar, é uma boa pedida.
Esta receita atendeu a 25 pessoas, comendo bem. Voces poderão ajustar a quantidade para atender suas necessidades, a mais ou a menos. Mas, lembrem-se, um cozido sempre é muito, mesmo que a gente coloque poucos ingredientes. Então, quando o fizer, chame sempre mais alguns amigos e amigas. Será sempre uma boa oportunidade de confraternização.
Obs.: A lista de ingredientes é grande, considerando a infinidade de legumes e verduras existentes, ficando ao sabor do freguês o que colocar. Um ingrediente, porém, não deve ser colocado, beterraba, pois dá uma aparência ruim ao caldo com a cor.
Ingredientes básicos:
6 batatas baroa
8 batatas inglesa
6 batatas doce
4 inhames
4 carás
6 cenouras
6 mandiocas (aipim ou macaxeira)
6 milhos
6 bananas da terra
8 tomates maduros médios
500g de abóbora
250g de vagem
250 de couve de bruxelas
3 cebolas grandes
1 maço de couve
1/2 repolho
1 talo de alho-poró cortado em fatias bem finas
2 folhas de louro
1kg de alcatra ou patinho (também é comum usar peito)
500g de lombinho salgado
500g de costelinha salgada
500g de carne-sêca (charque)
300g de bacon defumado
3 paios
3 linguiças calabresa
5 dentes de alho
azeite extravirgem
sal
Modo de Fazer:
Dessalgue as carnes de um dia para o outro. Corte-as em pedaços nem muito pequenos nem muito grandes. Fatie as linguiças e os paios. Aqueça o azeite em uma panela e acrescente a alcatra cortada em pedaços de tamanhos iguais, refogando-as com 1 cebola cortada em pétalas, um punhado de alho-poró e o tomate cortado em pedaços e sem sementes. Sal a gosto. Deixe cozinhar por uns 20 minutos e vá adicionando água (250ml) para fazer um caldo de carne. Reserve.
Em uma frigideira, frite o bacon para reduzir ao máximo a gordura. dispense a gordura e reserve
Corte em rodelas as linguiças e os paios. Coloque-os em água quente e deixe ferver por uns 10 minutos. Descarte a água e reserve.
Em uma panela alta, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e adicione a carne-sêca, o lombinho, a costelinha. Cubra-os com água e deixe ferver por uns 20 minutos. Escorra a água e reserve.
Cozinhe a batata doce e o milho à parte. Corte os legumes em rodelas. As bananas serão cortadas em pedaços grandes, mantendo-se a casca.
Pegue uma panela grande (preferencialmente de barro), coloque a alcatra e o caldo de carne e as outras carnes, inclusive as linguiças, os paios e o bacon. Coloque um pouco de água quente até cobrir as carnes.Vá colocando os legumes, as verduras e as bananas e o milho cortado em pedaços pequenos, deixando por derradeiros as folhas de repolho e as de couve. Coloque o sal e verifique se está no ponto. Tampe e deixe cozinhando por uns 30 minutos para apurar bem.
A medida que os legumes forem cozinhando, voce poderá retirá-los e colocá-los em uma travessa. Senão, sirva na mesma panela, com cuidado para que os legumes não desmanchem.
Se quiser, faça um pirão mole com o caldo e com farinha de mandioca. Sirva acompanhado de uma boa pimenta e.....bom apetite!
No comments:
Post a Comment