Wednesday, March 9, 2011

Depois do Carnaval...



    O carnaval se foi. O feriadão também. Mas sempre fica aquela vontade de esticar mais um pouco, pois a proximidade do fim de semana é bem curta. Talvez a opção por um churrasco de fim de semana seja repetida. De novo? Coisa mais sem originalidade! Aquela macarronada da mama, pode ser uma opção também. Macarrão engorda! Grita lá do fundo alguém preocupado com a estética e a mensalidade da academia. O que fazer então?
   Uma opção que apesar do calor da época, pode ter sua originalidade aceita, é a preparação de uma sopa. O que!? Sopa? Nesse calor? É doido, é?
   Não. Tô pra lá de doido! O que proponho a voces, é a degustação de uma sopa com peixes, vegetais e ervas, que tomei conhecimento dessa maravilha, lá pelos anos 80, quando ainda morava no Rio de Janeiro. Sopa Leão Veloso.
   Tradicional prato carioca, a sopa Leão Veloso, recebeu este nome, nos tempos áureos da Cidade Maravilhosa, há mais de 80 anos. Esta sopa teve sua origem, com o diplomata Paulo Leão Veloso, que rodou o mundo representando o Brasil. Serviu na Itália, na Suíça, na Dinamarca, na China e no Japão. Quando esteve na França, Leão Veloso teve contato com um prato típico da região do Mediterrâneo, o bouillabasse, e aqui teve sua adaptação, resultando nesta deliciosa sopa.
   Vários restaurantes cariocas servem este prato, variando um ou outro ingrediente. Mas de uma coisa podemos ter certeza, quem prova desta sopa, não a esquece jamais.
   Vamos aos ingredientes!

Ingredientes:

500 g de camarões pequenos
1kg de mexilhões com as conchas
1 peixe inteiro (garoupa ou badejo) com cerca de 2kg
1 amarrado de salsa, coentro, cebolinha verde e 1 folha de louro
3 dentes de alho
Meia colher (chá) de coentro em grãos
1 xícara (60g)de cheiro-verde (salsa e cebolinha verde) picado
2 xícaras (400g) de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
pimenta-de-cheiro a gosto
4 colheres (sopa) (60ml) de azeite de oliva
3 xícaras (500g) de carne de siri
3 xícaras (500g) de carne de lagosta
pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer:

    Lave cuidadosamente os camarões e os mexilhões, reserve.
    Retire a cabeça do peixe e coloque-a em um caldeirão, cubra com cerca de 5 litros de água fria, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o amarrado de ervas, tampe o caldeirão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia.
    Elimine a cabeça do peixe e o amarrado de ervas e coe o caldo em uma peneira. Leve o caldo novamente ao fogo. Coloque os camarões em uma cesta de arame para frituras , mergulhe-os no caldo e cozinhe somente até ficarem rosados. Retire do caldo, elimine as cascas, limpe e reserve. Faça o mesmo com os mexilhões, mergulhe-os no caldo somente até que se abram as conchas. Remova-os das conchas e reserve. Mantenha o caldo em fogo alto.
    Enquanto isso, amasse o alho com os grãos de coentro e 1 colher (chá) de sal até formar uma pasta. Acrescente ao caldo, junte o cheiro-verde picado, o tomate e tempere com a pimenta-de-cheiro a gosto.
    Deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates ficarem macios. Enquanto isso, corte o peixe em postas e tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o azeite em uma panela e aqueça em fogo médio. Junte as postas de peixe e frite (3 de cada vez) até ficarem douradas. Tire do fogo e elimine a pele e a espinha.
    Desfie a carne do peixe e acrescente ao caldo junto com as carnes de siri e de lagosta, os camarões e os mexilhões. Acrescente um pouco de água a panela onde foi frito o peixe e deixe ferver mexendo com uma colher de pau. Junte ao caldo, misture, verifique o tempero e acrescente mais sal se achar necessário, e deixe ferver. Tire do fogo, passe para uma sopeira e sirva imediatamente acompanhado de torradinhas em quadradinhos pequenos. 

No comments:

Post a Comment