Thursday, March 31, 2011

Edinho Engel ou dois restaurantes de sucesso!

 
    Conheci Edinho nos anos 90, durante uma viagem que fiz  com a família, ao longo do litoral norte de São Paulo. Sempre com um sorriso estampado no rosto, Edinho conquista de imediato a simpatia dos que o conhecem pela primeira vez, tornando isto, uma marca registrada de sua maneira de ser.
    Seu amor por Wanda, sua mulher, é um dos componentes que segundo ele mesmo diz,sempre esteve ao seu lado como "boa companheira, batalhadora e crítica perspicaz que compartilha com ele o sucesso", ora presente.
   Mais que um Chef de cozinha, Edinho tem o dom de cativar seus clientes, que se transformam em amigos e fiéis frequentadores de seus dois restaurantes. O primeiro, o Manacá, fica na cidade de  Camburi/SP.
 
     Ao chegar, me deparei com um ambiente agradável,  num cenário típico da mata atlântica brasileira, com sua arquitetura privilegiando elementos naturais, como a madeira, o bambu, a palha; e a decoração que nos deixa à vontade, pela sua singeleza e bom gosto, ao adotar o estilo das casas de praia da região.
  
    Chegamos a Camburi quase a noitinha. Ainda tivemos tempo de tomar banho e atender seu convite para jantar lá no Manacá. Convite irrecusável. Ainda mais que naquele dia, estava acontecendo um evento gastronômico, sob a regência de um chef paulista, que não me lembro o nome. Mas foi uma maravilha!  
    Começava ali minha admiração por aquele que hoje o vejo como um empresário e chef de sucesso. Tanto que Camburi, ficou pequena.  Outra cidade o acolheu de braços abertos - Salvador, na Bahia. E mais outro restaurante surgiu de seus sonhos e de seu amor em fazer o que gosta. O restaurante Amado.
 
    Desta vez, o ambiente é mais requintado, porém, a relação com o mar mantém-se presente, pois a vista para a baía de Todos os Santos, compõe o ambiente contemporâneo e bem brasileiro.
    Completando 5 anos de existência, o Amado já é uma referência no guias de turismo gastronômico da Bahia. Acolhedor, dá aos clientes a opção de ficar no deck ou no seu salão climatizado.
 
          Como se não bastasse sua incursão na gastronomia, Edinho escreveu um livro: O Cozinheiro e o Mar (Ed. DBA), cumprindo a tríade: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. 
   
    Cozinhando com Amigos, faz sua singela, mas justa homenagem, a este mineiro que se encantou com as delícias do mar
    Edinho deu um "rumo na vida", como ele mesmo disse. Sorte nossa!


Restaurante Manacá: Rua Manacá, 102 - Camburi - São Sebastião - SP
Fone: (12) 3865 1566 - Fax: (12) 3865 2550
email: manaca@restaurantemanaca.com.br

Restaurante Amado: Av. Lafayete Coutinho, 660 - Comércio - Salvador - BA
Fone: (71) 3322 3520 

No comments:

Post a Comment