Wednesday, March 2, 2011

Roast-beef ou rosbife...dá na mesma!


   Sempre apreciado, o roast-beef ou rosbife (não importa a grafia) é um prato versátil que pode ser saboreado tanto quente quanto frio. Fica ao gosto do freguês.
  A ciência começa na escolha da carne, que pode ser de contra-filé, lagarto ou filé mignon. Eu prefiro o filé, por ter menos gordura e pela certeza de ser bem macia. Uma boa peça deve ter em torno de uns 2 kg, deve ser bem limpa, retirando aquela película esbranquiçada que a acompanha. Use só o miolo do filé. Ah! Detalhe importantantíssimo: evite comprar a carne que vem embalada à vácuo. Normalmente ela vem cheia de sangue e favorece a proliferação de bactérias; nessas horas é melhor ir a um bom açougue de confiança.
   O acompanhamento é diverso, pode ser no sanduíche, com uma boa massa, legumes, só com batatas. Fica a seu critério.
   Pronto! Carne comprada, limpinha, de boa textura, tamanho e peso ideal. Vamos à receita.

Ingredientes:

2kg de filé mignon
1 colher de chá de sal
1 colher de shoyu (opcional)
1 colher de sopa de chimichurri* (ou pimenta-do reino à gosto)
4 colheres de sopa de azeite extravirgem

Modo de fazer:

   Retire o filé pelo menos duas horas antes de levá-lo ao fogo. A carne em temperatura ambiente espirra menos e doura mais rápido. Tempere a carne com o sal e o chimichurri. Reserve.
   Ligue o forno e deixe aquecer a uma temperatura de 270ºC. Em uma frigideira com borda alta (pode ser uma panela) aqueça bem o azeite a uma temperatura de 230ºC. 
   Coloque com cuidado o filé e vá virando-o com a ajuda de um garfo de cabo longo, para que doure por igual.
   Quando a carne estiver dourada (cerca de 4 min depois) transfira-a para um uma forma refratária e leve-a ao forno por 6 minutos ou 11minutos. Em 6 minutos a carne ficará bem mal passada, aos 11 minutos ela ficará bem rosada.
   Após retirar a carne do forno, deixe-a descansar por uns 10 minutos, para que o caldo da carne deixe a carne mais suculenta ao cortá-la.

 Molho (opcional):

1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite
1 cebola grande cortada em fatias finas
1 colher de sopa rasa de alho desidratado
5 colheres de sopa de shoyu
1 colher café de açúcar 
50ml de água
sal a gosto

   Derreta a manteiga em uma frigideira, coloque um fio de azeite para não queimar a manteiga; acrescente a cebola, deixe-a dourar e em seguida o alho, misturando-o a cebola. Quando estiverem dourados, acrescente o shoyu e o açúcar. Mexa devagar e deixe apurando até reduzir um pouco. Se ficar muito encorpado, acrescente um pouco de água, corrigindo o sal se necessário.

Com uma boa faca fatie-a bem fina e...Bom apetite!

*chimichurri é um tempero típico argentino que utiliza diversos ingredientes desidradatos, tais como: salsinha, cebola, páprica doce, páprica picante, orégano, alho, pimenta calabresa e loro. Todos eles devidamente picados em pedaços bem pequenos. Voce poderá hidratá-los no azeite com vinagre de vinho branco.

No comments:

Post a Comment