Tuesday, March 29, 2011

Zarzuela

 
    Outro prato saboroso e que complementa duas postagens que já fizemos aqui (bouillabaisse de frutos do mar e a sopa Leão Veloso) é a Zarzuela. Na verdade elas se complementam, pois o que as diferencia na realidade é o toque regional que cada uma possui.
     A zarzuela é um prato típico espanhol, com características de uma sopa (por conta de seu caldo). Eu particularmente, prefiro saboreá-la sem acompanhamentos, mas há quem goste de comê-la com arroz. Enfim, gosto não se discute. Bom apetite!

Ingredientes

5 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de salsinha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 tomates sem pele e sem sementes
250 gramas de camarão miúdo
½ kg de robalo (peixe)
½ kg de cação
½ quilo de lula
1 colher de sopa açafrão espanhol
4 camarões graúdos (para decorar)
8 mexilhões limpos com casca
6 vieiras
2 copos de vinho branco seco
4 copos de água
2 dentes de alho
2 cebolas
Pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto

Modo de fazer:

     Limpar e cortar a lula em rodelas. Passar rapidamente na farinha de trigo e fritar no azeite quente. Retirar e refogar os camarões limpos. Retirar os camarões e refogar no mesmo azeite a cebola e o alho picados. 
    Juntar o tomate, os mexilhões, o vinho, a água, a salsinha, o sal, a pimenta e o açafrão. Ferver durante 20 minutos. Colocar numa travessa refratária funda os pedaços de peixe temperados com sal e pimenta, os camarões graúdos, as lulas e o molho de mexilhões. Levar ao forno médio durante 20 minutos.



No comments:

Post a Comment