Thursday, March 17, 2011

Risoto de Funghi e Laranja - por Ana Brandt

 Conheci Ana Brandt, quando ela visitou a página do Cozinhando com Amigos, no Facebook. Nos tornamos amigos e ao visitar sua página, vi algumas fotos interessantes dos pratos preparados por ela. Pedi-lhe, então, que nos brindasse com uma de suas receitas. Justamente a que utiliza funghi seco. Aproveitem a dica e....Bom apetite!
  
Fiz este risoto para dois amigos, vegetarianos, como um desafio imposto por eles de criar pratos, que mesmo sem o uso de carne, aguçassem seus sentidos: visão, paladar e tato. Confesso que ao criar este prato, pouco consegui imaginar o resultado, e eles acabaram sendo minhas verdadeiras cobaias. Felizmente, o risoto agradou a todos e pudemos desfrutar de um jantar surpreendentemente harmonioso. Espero que gostem!

Ana Brandt  
amante apaixonada da gastronomia
 

Risoto de Funghi e Laranja

Ingredientes

1 ½ xicara de arroz para risoto
1/2 cebola média cortada em cubos médios
1 talo de alho poró (cortado em cubos médios)
1 pacote (100g) de funghi seco, hidratado
1 ½ laranja em gomos pela metade
4 ½ xícaras de fundo de legumes* 
1 xícara de  vinho branco seco
água da hidratação do funghi
Lascas da casca de 1 1/2 laranjas
2 ramos de alecrim
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Manteiga

Modo de fazer
 
Em uma panela, sob fogo médio, salteie a cebola na manteiga e o alho poró. Acrescente o arroz, tempere-o com o sal, a pimenta, a casca de laranja e o alecrim. 
Acrescente o vinho, deixe secar; e aos poucos acrescente o fundo de legumes e a água da hidratação do funghi (1/3 de cada vez), deixando quase secar entre os intervalos, mexendo sempre.
Quando estiver quase pronto, acrescente o funghi e os gomos da laranja. Finalize com 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem e sirva imediatamente.
 

Para conhecer mais pratos criados por Ana Brandt, acesse:

2 comments:

  1. Heloisa Greco AlvesMarch 17, 2011 at 9:34 PM

    Fui uma das felizardas que provou este delicioso prato! Recomendo a todos. Esta combinação conseguiu sair do tradicional risoto de funghi, sendo que a laranja deu um toque totalmente especial! Valeu Aninha!
    Parabéns Luiz Cláudio pelo blog!

    Abraços,
    Heloisa.

    ReplyDelete
  2. Acredito nisso Heloisa! A imagem por si só já nos induz a querer prová-lo. Sabê-lo delicioso por um testemunho autêntico, então, é o caso de correr direto pra cozinha e prepará-lo para degustação imediata.
    Grato pelo comentário!

    ReplyDelete